Já parou para imaginar em como a produtividade e a eficiência andam lado a lado nas empresas de faturamento recorrente de grande sucesso? Ter um olhar crítico sobre os processos e se adequar as novas tendências, é o que permite que as mesmas otimizem seus fluxos financeiros.

Infelizmente a maioria dos gestores ainda não tem seu olhar voltado para tecnologia, e acabam perdendo muito tempo nos processos que poderiam ser feitos de forma ágil e prática. Como o envio de fatura mensal, por exemplo.

Com a era tecnológica, há um mar de oportunidades para tornar os processos internos mais ágeis, beneficiando assim, geração de tempo para traçar estratégias que geram lucro e crescimento, integrar um software em seu negócio já é uma delas. Listamos aqui quatro dicas que irão impactar sua empresa positivamente, vamos ver quais são?

 

O QUE É FATURAMENTO RECORRENTE?

De início, precisamos entender o conceito de receita recorrente, conhecida também como modelo de assinaturas, o faturamento recorrente é baseado na venda de produtos que são pagos com uma frequência pré-determinada, geralmente de forma mensal, anual ou por um período de tempo.

A adesão costuma ser fácil e alguns serviços/empresas não cobram multa por cancelamento. Empresas como o Sportify, Rolls Royce e Netflix, utilizam a modelagem de receita recorrente.

 

COMO AUMENTAR A PRODUTIVIDADE DE EMPRESAS COM FATURAMENTO RECORRENTE?

Quando falamos em eficiência e produtividade, uma das primeiras coisas a se pensar é em um software as service (SaaS), que contribui exatamente desse modo, trazendo benefícios e economia para quem recorre à esse meio de gestão.

Sendo estruturado de forma correta, essa ferramenta gera impactos financeiros positivos e estratégicos para o negócio. Muitas vezes, uma simples ferramenta de software é responsável pelo crescimento de empresas, e com o objetivo de contribuir cada vez mais para o sucesso do seu negócio, listamos quatro dicas que irão transformar seu setor financeiro através de um software de gestão.

 

1 – AUTOMATIZAÇÃO DE GERENCIAMENTO DE PAGAMENTOS:

O ERP transacional vai considerar cada mensalidade como uma nova transação ou nova compra. Isto é, todo o processo operacional de nova venda será repetido de modo desnecessário todo o mês, contribuindo para o aumento dos seus custos de forma exponencial.

Um software de gestão recorrente automatiza por completo o processo de pagamentos, sendo possível criar uma régua de cobrança personalizada e automatizada, para que você não tenha que realizar esses processos de forma contínua.

Esse método contribui para agilidade da sua empresa, o tempo que você gasta fazendo o mesmo processo todos os meses, você poderia estar criando novas estratégias para aumentar sua rede de negócios, por exemplo.

 

2 – JUNTO COM O CLIENTE DO INÍCIO AO FIM:

Em uma empresa com o faturamento recorrente, é de suma importância estar atento a jornada do cliente, para que não seja: começo, meio e fim, mas sim: começo, meio e fidelização do mesmo.

Sua venda inicia-se no pedido do cliente, passa pela aprovação do pagamento, a partir daí sua empresa desenvolve o produto e então realiza a entrega. Integrar essa jornada de um ERP transacional para um negócio recorrente, é árduo e podem ocorrer erros que afastem o cliente da sua empresa. O software de gestão da fim nesse problema, ele acompanha o cliente desde que ele se torna prospecter até a fidelização do mesmo.

O foco da sua empresa é manter o cliente ativo na sua rede, certo? E uma ferramenta pode auxiliar nesse processo, desde o processo de compra e venda até o CRM que contribui para fidelização.

 

3 – CONCILIAÇÃO BANCÁRIA DESCOMPLICADA:

Conciliação bancária é o ato de verificar se o seu controle financeiro interno está de acordo com o saldo da sua conta, para realização desse processo, é necessário que você verifique todas as notas ficais, boletos e extratos. Muitas vezes é necessário que uma pessoa se dedique exclusivamente para isso, nesse processo, você estará investindo um valor que poderia ser destinado a outro lugar e deslocando um colaborador que poderia contribuir para o crescimento da empresa de outra maneira.

Um software de gestão recorrente, reúne todas as transações feitas pela sua empresa, sejam de crédito ou débito, em um único lugar, tornando sua conciliação prática e automatizada, poupando o tempo do processo. A sua conciliação bancária deixa de ser manual e sua empresa ganha eficiência e agilidade.

 

4 – FACILIDADE DE ACOMPANHAMENTO DAS MÉTRICAS DA EMPRESA:

O negócio que tem seu faturamento recorrente não se expande sem a mensuração de métricas e indicadores. O gestor precisa ter visão completa sobre o CAC (Custo de Aquisição do Cliente), LTV (Valor do Tempo de Vida do Cliente), MRR (Receita Mensal Recorrente), Ticket Médio e Churn (taxa de cancelamento) da empresa. Para que essa análise ocorra de forma certeira, o sistema de gestão recorrente reúne para gestor todos esses dados em um único lugar, garantindo que não se perca nenhuma análise durante processo.

Devido ao contato constante com o cliente, através do sistema é possível analisar o perfil do mesmo de forma assertiva. São muitos dados que podem ser obtidos através do CRM: cargo, profissão, cidade/estado/país, idade. Quanto ao uso do seu produto: quais benefícios foram gerados e como sua empresa pode fazer ainda mais por ele.

 

EFICIÊNCIA + PRODUTIVIDADE = RESULTADOS INCÁLCULÁVEIS

“Você não pode impor a produtividade, você deve fornecer as ferramentas para permitir que as pessoas se transformem no seu melhor.” Steve Jobs, empresário e fundador da Apple.

A eficiência e a produtividade se traduzem nessa frase, você não ensina o outro a como ser eficiente, nesse caso você estaria fazendo o que não é sua tarefa. Mas quando seu colaborador é instigado a dar o melhor de si para o crescimento da empresa, você está assinando a carta que trará seu crescimento. E como você pode fazer isso? Através da INOVAÇÃO!

Se adequar a tecnologia não é mais uma questão de escolha, e sim um caminho a seguir para que seu negócio não fique para trás. Aumente sua lucratividade através de uma plataforma de gestão, não sabe como começar? Solicite uma demonstração gratuita:

SOLICITAR DEMONSTRAÇÃO

 

O TIME ADAPTWEB DISPONIBILIZA A VOCÊ SOLUÇÕES QUE AGREGAM VALOR AO SEU FATURAMENTO:

– Overview financeiro;

– Relatório de receitas;

– Relatório de despesas;

– Balanço mensal detalhado;

– Extrato bancário;

– Retiradas e demonstrativo de receitas;

– Relatórios comparativos;

– Envio de faturas automáticos;

– Entre muitas outras soluções.

Não deixe de pensar digital, fale com a Adaptweb 🙂

FALAR COM UM ESPECIALISTA

 

 

Comentários fechados