Assumir essa responsabilidade desde sempre foi um desafio, afinal sabemos como um portal de notícias tem intensidade de dados, fluxos de acessos e ainda necessita sempre de uma análise sobre a perspectiva de milhares de internautas.

Vivemos momentos onde a comunicação mudou de forma drástica e o conceito da informação ficou deturpado, então podemos dizer que aprendemos muito de forma geral a lidar com comunicação, dados e sobre tudo analisar a movimentação que a internet, sua velocidade de mudança, vivendo perfeitamente o mundo VUCA, uma sigla em inglês, formada pela primeira letra das palavras: Volatility (volatilidade), Uncertainty (incerteza), Complexity (complexidade) e Ambiguity (ambiguidade).

 

A COMUNICAÇÃO ANTES DA ERA DAS REDES SOCIAIS

Em 2008 as redes sociais não eram populares e nem tinham esse alcance de hoje. O Facebook, que foi fundado em 2004 só iria se popularizar no Brasil em 2011 e nesse sentido os portais de notícias era de fato o único meio de difundir informação.

Até 2011, o portal Alfenas viveu o auge de acessos e isso era um desafio, pois a internet não tinha velocidade e toda a atenção no desenvolvimento era: como ter um portal leve para um carregamento que fosse instantâneo.

Em cada matéria era permitido depoimentos com moderação, que permanece até hoje, e para muitos a maneira de expressar a opinião sobre um determinado assunto e, por isso sempre tinha um alcance alto, e uma recorrência grande de acesso do mesmo usuário uma vez que ele retornava para ver réplica ao seu comentário e ali se estabelecia uma discussão em torno da matéria.

 

TORNANDO UM PORTAL DE NOTÍCIAS ECONOMICAMENTE VIÁVEL

O Portal sempre teve um perfil independente e por isso se manter economicamente viável sempre foi um desafio.

Toda a estratégia era baseada em banners tinha como meta maximizar as visualizações para que o cliente pudesse ter os resultados almejados. E da mesma forma um olhar para o internauta que não estava ali pela publicidade e deseja ver notícias.

E o desafio era, controlar o número de banners para não termos uma poluição visual, e rechear o site de conteúdo.

Na última versão lançada, foi possível ver a satisfação dos internautas e anunciantes quando apresentamos uma proposta de layout limpo evidenciando os conteúdos e tendo banners com volume estritamente restrito.

 

NA ERA DA FAKENEWS, O QUE É VERDADE ESTÁ EM TEXTOS JORNALÍSTICOS 

O domínio das redes sociais fez inúmeros sites pequenos que veiculavam notícias simplesmente sumir, uma vez que na rede social o internauta posta, escreve e abre um canal para discussão.

E exatamente nesse contexto vimos as famosas FakeNews tomar conta e disseminar a informações falsas à um volume muito grande de pessoas.

Hoje, o papel da imprensa está muito alinhado à veracidade do que é apurado e publicado, contando com toda ética dos profissionais envolvidos, entendendo que a informação é fonte de poder, capaz de mudar uma situação, um pensamento, consumo e porque não a história.

 

TECNOLOGIA ESTRUTURADA

Acompanhando toda essa mudança na comunicação, com a tecnologia não foi diferente, o dinamismo exigido pelo próprio formato do site, com publicações diárias, o site sofreu 4 grandes modificações, desde estrutura de dados, layout e ferramentas.

Então após esses 12 anos, compartilhamos aqui os principais aprendizados:

1 – O Digital pode mudar completamente em algum tempo, mas, pode ser instantâneo;

2 –  Novos meios de se comunicar podem surgir a qualquer momento, temos que estar prontos para mudança;

3 – Olhar com o olhar do internauta sempre;

4 – O mundo digital é um lugar incerto e complexo, por isso diariamente tem que ter o dedo no pulso, monitorar e entender as novas tendências;

5 – Só permanece quem está pronto para se adaptar.

 

 

Tenha gestão ágil

Conheça o GRPRO

Sistema exclusivo baseado em gestão ágil que administra todos os setores da sua empresa de um só lugar.

Fique por dentro

Saiba o que acontece na adaptweb e no mundo da tecnologia

Confira nossas mídias

Comentários fechados

Agende já sua demonstração gratuitaNão perca mais tempo, tenha o GRPRO ativado em sua empresa com poucos passos!

 Envie-nos uma mensagem...

Somos movidos pela inovação Conte o que você está buscando e vamos começar essa jornada.

Não seja tímido! Envie-nos uma mensagem...

Agende já sua consultoria gratuita!Seja qual for o tamanho da sua empresa, nós temos a estratégia que irá elevar seu nível

Não perca essa chance! Envie-nos uma mensagem...