É muito comum ler ou ouvir sobre modelos de negócios que ganharam escala em curto espaço de tempo, e para cada negócio que deseja ganhar escala, é preciso entender o processo por trás que irá garantir esse crescimento exponencial.

E que negócio não deseja escalar em seu mercado, aumentar o número de clientes consideravelmente? A verdade é que existe uma linha tênue para que essa mágica aconteça, e o ponto de convergência está ligado a experiência do cliente.

Mas como garantir a mesma experiência quando seu negócio está escalando, entrando inúmeros cliente e todos precisam receber a mesma qualidade e personalização de quando era apenas poucos?

Seja ela dentro do processo comercial ou já dentro da sua operação, a expectativa criada neste cliente e a experiência com sua marca serão determinantes para criar uma máquina que impulsione o seu negócio para o crescimento exponencial.

DEFININDO PROCESSOS

Todo cliente possui uma jornada, desde sua entrada até o momento em que ele se fideliza e se torna um promotor de seu negócio. Essa jornada depende da experiência que ele tem dentro do seu processo. E para qualquer negócio que deseja escalar, entender seu fluxo de processos e automatizar a operação é determinante. Não há modelo de negócio que possa escalar se não houver uma forma de automatizar seu fluxo operacional.

E o que é o processo afinal? É a definição de um passo a passo, ou uma sequencia de ações orquestradas que irão garantir o sucesso do cliente dentro da operação.

Portanto em muitos negócios essa sequencia de ações e principalmente a passagem de bastão entre setores e pessoas costumam ser desastrosos.

“Hoje todos nós vivemos uma overdose de informação, onde temos que analisar e-mail, atender telefone, fazer o que está planejado e ainda atender tudo que está fora do planejamento. Deixar sob a responsabilidade do time lembrar de solicitar algo após sua ação, é deixar o processo com risco de insucesso”, orienta Etiene Rocha.

Portanto estruturar o processo e colocar ele para rodar de forma automatizada é garantir que todos os clientes receberão as mesmas tratativas, e além disso, é permitir que os gestores possam acompanhar a evolução e entender os gargalos de forma simples e em tempo real.

COMO MONTAR UM FLUXO DE PROCESSOS PARA SEU NEGÓCIO

Pense em tarefas cotidianas de setores distintos. Agora pense o movimento ideial dessas tarefas dentro na entrada de um cliente em seu negócio, ou em uma solicitação de compra, contratação ou até mesmo financeiro.

Toda rotina pode ser mapeada, processos que depende múltiplos setores se tornam o desafio para gestão enxergar gargalos, e porque está emperrado.

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