Você só transforma o que pode gerenciar, mas você só gerencia o que se pode medir e só é possível medir o que você conhece e sabe como é executado. Uma empresa que não conhece completamente os seus processos, está em desvantagem quando comparado aos negócios que não só conhecem os seus processos como os gerencia de forma efetiva, realizando melhorias constantes.

Sem saber como funciona os seus processos diários é considerado impossível realizar a integração de estratégias que façam seu negócio crescer de forma organizada, gerenciável e previsível. Se você percebeu que o conhecimento sobre os seus processos está quase zero, está no lugar certo.

O BPM visa reconhecer por completo cada processo que está sendo executado dentro de uma organização, por isso se torna tão essencial para qualquer empresa, pois somente assim pode ser possível realizar grandes melhorias e evoluções nos processos. Vamos conhecer mais sobre o BPM?

O QUE É BPM?

BPM significa Business Process Management, que em português significa Gerenciamento de Processos do Negócio. BPM é a abordagem de gerenciamento adaptável, desenvolvido com a finalidade de sistematizar e facilitar os processos internos dentro e fora da empresa.

O BPM visa deixar uma visão 360 de todas as informações pertinentes de como os processos tem sido executado e quais as melhorias terão que ser realizadas, para que o processo seja gerenciado de forma efetiva elevando o nível da empresa. O BPM também gera melhoria na tomada de decisões, melhorando a visão do negócio como um todo.

A cultura integrada em uma empresa através do BPM é a melhoria contínua dos processos permitindo que as organizações sejam mais eficientes, mais assertivas e mais capazes de mudanças do que aquelas que não visam crescer.

Inovação, flexibilidade e integração com a tecnologia. O BPM tem como foco alcançar os objetivos das empresas, independente do seu tamanho ou nicho, por meio de melhorias, gestão e controle de métodos, técnicas e ferramentas para analisar, otimizar e controlar processos envolvendo recursos humanos, aplicações, documentos e outras fontes de informação.

BENEFÍCIOS DO BPM PARA SUA EMPRESA

A empresa ganha inúmeras vantagens com a integração do BPM no seu cotidiano. Listamos aqui alguns dos muitos benefícios e separamos nas seguintes categorias: gestor, cliente e colaboradores que estão envolvidos nos processos. Acredite, todo mundo sai ganhando quando os processos estão bem definidos e organizados.

BENEFÍCIOS PARA A GERÊNCIA:

  • Análise de desempenho setorial e por cada colaborador através de dados;
  • Foco em resultado;
  • Visão holística para estratégias de crescimento;
  • Tempo para realizar um benchmarking eficiente.

BENEFÍCIOS PARA O CLIENTE:

  • Melhoria de qualidade no atendimento;
  • Melhoria na sua experiência em relação ao seu serviço;
  • Processos que tem que ser realizado para o cliente estarão sendo efetuados de forma mais ágil e eficaz;
  • Melhor entendimento do que o cliente espera da empresa;
  • Acaba as perdas de dados e informações importantes entre cliente e empresa.

BENEFÍCIOS PARA OS COLABORADORES:

  • Padronização de processos de trabalho;
  • Definições claras e objetivas sobre as responsabilidades;
  • Comunicação interna ágil, centralizada e documentada;
  • Dados de todos os processos centralizados em um único painel;
  • Menos retrabalho;
  • Menos gargalos e erro no processo;
  • Maior segurança e ciência sobre o seu papel desempenhado na organização;
  • Visibilidade e reconhecimento de toda a equipe de trabalho.

APLICAÇÃO DO BPM NAS EMPRESAS

O foco da aplicação do BPM é proporcionar um aumento de valor significativo à empresa, seja nas qualidades do seu processo ou em relação ou seu lucro. Sua aplicação geralmente é realizada por meio de um software de gestão. Com ele o gestor pode estruturar, mapear e colocar em ação as estratégias de BPM.

Por possuir um ciclo de vida sem fim, as ações do BPM em uma empresa podem ser resumidas da seguinte forma:

TER O ENTENDIMENTO

Saber dos seus processos é o início de tudo, momento em que se analisa a situação interna da sua empresa e como tudo caminha, além de realizar uma análise nos indicadores de desempenho.

ESTRUTURAR

Depois de saber como funcionam seus processos, chegou a hora de reestrutura-los. Mapear cada ponto de execução e cada tarefa, isso demanda um pouco de tempo, mas é extremamente necessário para que a empresa chegue aonde deseja. Estruture seus processos, saiba o que é essencial e o que não é, defina as prioridades e otimize seu tempo com a organização dos mesmos.

PLANEJAR

Você já estruturou os seus processos, certo? Agora é a hora de definir como será a execução do mesmo: quem realizará, qual estratégia sua empresa vai seguir e qual o objetivo estimado. Depois que você decidir a estratégia que deseja traçar e qual o objetivo que seu negócio anseia, nós vamos para o último mas não menos importante passo.

MELHORIA DOS PROCESSOS

Essa parte diz respeito aos reparos adicionais que os processos ainda precisam sofrer, tanto para conseguir o resultado final como para garantir sua eficácia. Para que essa mudança ocorra de forma efetiva, veja algumas pequenas atitudes que terão que ser tomadas:

  • Analisar profundamente o processo e entender como ele pode ser mais produtivo;
  • Criar um fluxo de trabalho que otimize o tempo e seja voltado para produzir mais e entregar mais valor aos clientes;
  • Documentar as melhores práticas para cada tarefa e buscar um modelo de fácil entendimento para os colaboradores.

E que para finalizar, é fundamental seu time esteja capacitado para redesenhar o processo e buscar esse objetivo com toda a performance necessária.

A implementação das melhorias precisa ter alguns “guardiões”, aqueles que ajudarão a acelerar o conhecimento dentro dos times, e geralmente esses guardiões tem sido os sistemas de gestão, graças a ele, os colaboradores podem ter uma visão 360 do que é preciso ser feito e em “que pé está” o projeto.

Além de garantir ao gestor relatórios e gráficos completos preenchidos de forma automatizada conforme o uso da plataforma, tudo em um só lugar e em tempo real.

GESTÃO DE PROCESSOS

Como vimos, o BPM se empenha e manter a melhoria contínua dentro de uma empresa, é importante que as organizações possam monitorar e medir os resultados dos seus processos. É essencial medir para gerenciar e obter bons resultados. É possível que essa integração comece passo a passo através da gestão de processos.

Você sabia que um sistema de gestão de equipe tem sido o pilar de integração do BPM em muitos negócios? A gestão de processos nada mais é do que o pilar para o crescimento da empresa, afinal, você só satisfaz um cliente ou só se torna efetivo na sua prestação de serviços quando você gerencia, mensura e melhora constatemente.

A gestão de equipe tem sido um grande diferencial competitivo, e tem feito muitas empresas saírem e disparada para o seu crescimento no mercado. Então eu lhe pergunto, por que não conhecer essa modelagem que tem gerado tantos resultados?

Não perca mais tempo, conheça essa estratégia de crescimento e veja como ela pode impactar o seu negócio 😉

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