Olá, amigo empreendedor!

 

Você já ouviu falar sobre Inbound Marketing?

 

Hoje viemos mostrar a você como aumentar sua parcela de consumidores através de uma das principais metodologias de Marketing Digital: o Inbound Marketing.

Segundo o IBGE, o Brasil conta atualmente com mais de cento e vinte e seis milhões (126.000.000) de internautas ativos, mas, para muitos empreendedores o Marketing Digital ainda é um tabu. Automaticamente, quem foge do Inbound Marketing foge de seus futuros clientes.

 

O QUE É INBOUND MARKETING?

O Inbound Marketing é um conjunto de técnicas que envolvem a criação e o compartilhamento de materiais específicos para um determinado público que será impactado de acordo com o que busca na internet.

O Inbound Marketing permite que o consumidor chegue até você de forma mais livre e espontânea, através de redes sociais, websites, busca no Google e até mesmo através de um WhatsApp Corporativo.

Em tempos de correria, o consumidor opta pelo prático. Vivemos a era do consumidor e, portanto, é um momento devemos atrair aqueles que querem nossos produtos através de canais que ajudem a sanar suas dúvidas e entender quais são seus problemas!

 

Caso deseja entender melhor o comportamento do consumidor e quão necessário e benéfico esse método pode ser para sua empresa, veja a matéria.

 

É HORA DE REPENSAR SEU NEGÓCIO

Para ajudar você nesse processo, separamos algumas perguntas. Veja:

Nesse tempo desafiador como você tem gerido sua forma de venda?

Você levanta da sua cama e torce para que algum cliente chegue até você?

Você tem sido dinâmico na maneira em que apresenta seu produto ao seu consumidor?

Após sua venda, você mantém o relacionamento necessário com o consumidor?

Você mantém um relacionamento de proximidade com ele ou fica esperando que ele precise de você de novo e talvez volte?

 

Pode parecer difícil readequar seu plano de negócios ou mesmo suas estratégias de vendas a essas novas dinâmicas digitais, principalmente devido ao momento que vivemos. Mas, através desses pontos, trouxemos exemplos de empresas que aderiram ao Marketing Digital e alavancaram seu faturamento:

 

Cão Cidadão cresce 30% em plena crise

Fundada pelo zootecnista Alexandre Rossi, rede de franquias de adestramento e comportamento animal apresentou 30% de crescimento no período de crise econômica através do Marketing Digital.

https://caocidadao.com.br/

 

Impacta converte 80% das oportunidades em alunos

A Impacta hoje é o maior centro de treinamento e certificações da America Latina, com mais de um milhão e meio de alunos. De 100% dos buscadores que chegam até eles através de canais digitais 80% estão se tornando alunos. O faturamento pelo EAD cresceu 10 vezes em um ano.

https://www.impacta.com.br/

 

SBTUR Viagens triplica o resultado de seu programa de indicações

Através do Inbound Marketing a SBTUR investiu na alta frequência e qualidade de conteúdo. Como resultado dessas ações, o blog da empresa teve um aumento de 40 mil para 80 mil visitantes por mês, Além de ter aumentado seu volume de indicação em 3 vezes.

https://www.sbtur.com/

https://blog.viajarfazbem.com/

 

 

Como funciona a METODOLOGIA DO INBOUND MARKETING?

 

 

 

 

O Inbound Marketing se baseia nesses quatro pilares acima: Atrair; Converter; Fechar e Encantar.

Vamos entender mais sobre eles?

 

ATRAIR

A Jornada do consumidor começa no digital

Essa é a primeira impressão que o cliente terá da sua marca e de seu produto. É a etapa em que desconhecidos tornam-se visitantes de algum dos canais de contados da empresa.

O objetivo nessa etapa é despertar o interesse por algum assunto e fazer com esses visitantes descubram que têm uma necessidade, dor ou problema que até então era desconhecido, mas agora, cientes disto, descobrem que pode ser resolvido.

Isso pode acontecer quando ele faz buscas no Google por palavras-chaves bem definidas e o levam para um post no Blog corporativo, ou para o site, ou ainda para as redes sociais.

Invista insistentemente em seus blogs, entenda a dor de seu público e gere conteúdos que apresentem grande valor para eles, busque ser dinâmico e objetivo no que você quer apresentar.

Não esqueça de criar uma audiência através das redes sociais, a comunicação e o valor que elas podem trazer á você é imensurável, mantenha uma comunicação interativa nas redes para que eles cheguem até você de forma rápida e prática.

 

CONVERTER

Ele quer ser impactado com seu negócio

O consumidor chegou até você através de canais digitais, e agora?  

Busque ter em seu website com conteúdo de valor sobre você e seus produtos e os disponibilize através de Landing Page.

A conversão acontece quando um visitante se torna um Lead.

Nesta fase, ele já está ciente do problema e inicia um processo de busca e pesquisa por alguma solução para suas necessidades, ainda que não saibam como fazê-la.

Exemplificando, se um visitante preencher um formulário para baixar um e-book que você produziu e disponibilizou em sua Landing Page, chamamos isso de conversão. E agora você tem um valioso Lead para continuar nutrindo com conteúdo de valor.

Tenha formulários, não muito extensos. Peça o essencial. Formulários muito complexos, impedem que o cliente complete a conversão.

Um detalhe muito importante são os Calls To Action (chamada para ação). Eles devem ser claros, visíveis e objetivos, tais como:

– Fale no WhatsApp;

– Fale com um consultor;

– Saiba mais;

– Comprar agora;

– Entre outros.

 

FECHAR

Entenda o que ele deseja e trate seu cliente de forma personalizada

O que era só um internauta passou a ser seu Lead graças aos meios digitais. Mas, como mostrar a ele que você não quer apenas um relacionamento de venda robotizado?

É preciso investir no relacionamento com seus Leads, gerar valor para eles.

Pois, os Leads qualificados são oportunidades de fechamento. Eles estão praticamente prontos. Neste momento, não estão apenas cientes do problema, mas já pesquisaram e compararam soluções para os seus problemas e também a que melhor atende às suas necessidades. É importante nesta etapa ressaltar os diferenciais competitivos de cada uma das possíveis soluções.

E por isso será importante ter um CRM’s (gestão de relacionamento com o cliente). Eles são ferramentas que possibilitam estabelecer fluxos de automação com sequencias de e-mails específicas. Além de fornecer dados sobre o nível de interação dos seus leads com seus conteúdos.

Quando o Lead dá algum sinal de grande interesse. Chamamos esse movimento de levantada de mão. Esse é a oportunidade de fechamento.

 

ENCANTAR

Não esqueça do primeiro ponto: ATRAIR

Mantenha uma boa marca digital e garanta que negócio esteja na palma da mão de muitos consumidores através da divulgação de seus clientes e da força de seu Marketing Digital.

O foco nesse estágio deve ser a retenção, fidelização ou mesmo a recomendação de novos clientes. Os encantar, pela qualidade, conteúdo e consistência.

 

Se estabelecer no mercado hoje exige mais que um bom serviço ou produto.

A excelência tem que ser sentida pelo cliente de ponta a ponta. E esse deve ser um trabalho contínuo.

 

Para cada fase do Marketing Digital você precisará de ferramentas de apoio e nós da AdaptWeb estamos aqui para auxiliar você nesse processo. Entre em contato conosco, pois queremos ajudar seu negócio ir para o próximo nível.

 

Time AdaptWeb 🙂

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