O cenário atual propõe a muitos empreendedores a necessidade de se reinventar e traçar novas estratégias que os consolidem cada vez mais no mercado. Muitos gestores têm feito da tecnologia sua aliada, fundando suas decisões em softwares que geram inteligência de dados. Assim, deixando mais assertivas as tomadas de decisões e o modo de vender.

Pessoas que antes iam de casa em casa, esperavam o cliente chegar até a empresa, hoje tiveram que se adaptar ao que a realidade propõe e a inovação tecnológica deixou de ser uma opção e passou a ser uma necessidade.

Há muito tempo, a revolução digital tem impactado de tal maneira os setores da economia que está sendo comparada à Revolução Industrial que mudou o século XVIII, e para que você possa gerar cada vez mais valor à sua empresa através da inteligência de dados, vamos apresentar a você nesse post o que é essa estratégia e sua importância de estar nas gestões atuais. Vamos lá?

 

O QUE É A INTELIGÊNCIA COMERCIAL?

Conhecida também como Inteligência de Mercado Inteligência Competitiva, se fundamenta em um grupo de ações estratégicas tomadas a partir de dados, que auxiliam na melhora de resultados de uma organização.

A mensuração desses dados pode ter origem externa ou interna e podem ter sua análise de forma qualitativa ou quantitativa. Sua finalidade, é manter organizada a forma comercializar os produtos das empresas, sejam elas vendas externas ou internas.

Esta forma de empreender tem ganho cada vez mais destaque nas empresas devido ao avanço do fundamento Big Data e a estratégia de automação. Se sua empresa ainda não toma decisões baseadas na Inteligência comercial e nem se propôs a se reinventar, você corre grandes riscos de dar “tiros no escuro”.

 

QUAIS SÃO OS DADOS LEVANTADOS COM A INTELIGÊNCIA COMERCIAL?

Separamos alguns pontos importantes que ajudarão você a impulsionar suas vendas através da Inteligência de Dados:

CONHECIMENTO DO PÚBLICO: Entenda o perfil demográfico do seu público. Saiba quais fatores levam eles a comprarem e se proponha a inovar sempre que preciso.

DADOS DE VENDAS: Tenha o controle da sua taxa de cancelamento (Churn Rate) e da taxa de conversão da sua empresa. Busque aumentar constantemente sua taxa de NPS e saiba o LTV (LIFETIME VALUE –Valor do Ciclo de Vida de um Cliente) de seu cliente.

ANÁLISE DE CENÁRIO: Fique por dentro sempre das novas legislações e regulamentações que podem trazer riscos a sua empresa.

Essas são alguns dos pontos utilizados pelas empresas para utilização da Inteligência de Dados. Portanto, sua empresa pode identificar mais dados que sejam necessários serem pesquisados ou monitorados.

 

ROTINA COMERCIAL BASEADA EM DADOS

Conheça alguns hábitos que são precisos para integrar o processo vendas baseadas em dados na sua empresa. Mesmo que não haja uma estrutura de Inteligência Competitiva, é necessário manter essas ações em sua rotina comercial.

AUTOMAÇÃO DE PROCESSOS: Parte das análises são obtidas de maneira prática através da automatização de processos e relatórios. Pensando nisso, obter um software é de grande importância a empresa, deles são coletados todos os dados internos de vendas, primordiais para a tomada de decisão.

ANÁLISE DE KPIs: Os KPIs (Indicadores de Desempenho) devem ser avaliados e acompanhados, buscando alinhar o desempenho da empresa de forma contínua.

BASE DE DADOS: Além dos dados internos feitos pelas atividades de vendas, o software deve estar sempre ativo ao cliente que se interessa em comprar seu produto. Dados de estoque e automatização ao vendedor quando o consumidor realiza a compra é crucial para manter se ativo no mercado.

 

IMPULSINONADO VENDAS ATRAVÉS COM A TECNOLOGIA: COMBINAÇÃO EXTRAORDINÁRIA

Manter uma ferramenta que traz praticidade ao cliente, que tem sua operação facilitada e organizada de forma automática, não vai trazer nada além do que crescimento ao seu negócio.

E para você entender como se tornou valioso aliar se a inovação veja algumas das muitas vantagens que você terá ao acionar um software de gestão na sua empresa.

 

  • Segurança e profissionalismo

Comprar pela internet não passava tanta confiança aos consumidores, mas com a era digital, tudo tem mudado. As plataformas de vendas conquistaram os consumidores e tem amplo espaço no mercado. Não importa qual é a segmentação da sua empresa. Quando o consumidor adquire um produto através do digital, tem a certeza de que está lidando com uma empresa profissional, séria e segura.

“Ter uma plataforma estruturada vai passar confiança para o consumidor, pois ele estará comprando de uma empresa, e não de uma pessoa”, afirma o especialista em internet e tecnologia Franklin Bravos. 

 

  • Venda a qualquer hora do dia

Para Erika Lisboa, especialista em Negócios e professora do UniCEUB, a plataforma de vendas gera independência ao consumidor

“O cliente se beneficia com a maior comodidade de poder fazer uma compra 24 horas por dia sem depender de um vendedor”, explica.

Se poder comprar a qualquer hora do dia é benefício ao consumidor, isso torna se uma grande vantagem a empresa, que podem vender seus produtos mesmo quando não estão em horário de trabalho.

 

  • Funcionalidade no seguimento de pedidos

A plataforma não só gera praticidade no modo de compra, mas como possibilita o controle cauteloso de cada pedido. Trazendo organização a empresa e aos seus colaboradores.

Todas as fases do pedido, do início ao fim, são registradas com informações acessíveis e detalhadas, para garantir a segurança no momento de transação ao consumidor e a empresa.

 “Quando um consumidor entra em contato para obter informações sobre o pedido, basta entrar na plataforma e você terá todo o histórico: dia da emissão da nota fiscal e o dia em que ele foi postado. Quando você não tem isso, o risco de esquecer o pedido de um cliente é muito grande”, pontua Bravos.

 

  • Monitoramento Do Desempenho

O software disponibiliza grandes diferenciais a empresa, um deles é a oportunidade de estar próximo ao desempenho da empresa sem que se perca algum dado do processo.

Além disse, têm se a opção de conhecer de maneira certeira a dor de cada cliente, e assim trabalhar em prol para que seu produto seja uma solução, transformando um buscador em cliente.

 “Os relatórios disponíveis nas plataformas facilitam a tomada de decisões que mantêm a empresa mais competitiva no mercado, trazendo mais conversão de clientes e aumentando, assim, seu faturamento”, assinala Lisboa.

 

  • Comunicação Eficiente Por E-Mail

As informações deixadas pelos clientes no momento do cadastro em sua plataforma, torna se possível traçar uma estratégia de comunicação via e-mail.

A troca de e-mails através da plataforma é uma das grandes vantagens para o crescimento do negócio, deixar o cliente a par do que acontece internamente e externamente de seu negócio, comunicar sobre sua linha de produtos e sua prestação de serviços, transmite total segurança ao consumidor e crescimento ao seu negócio.

 

  • Ferramentas que geram valor

As plataformas contam com alguns facilitadores tanto para as empresas quanto a vida do cliente.

  “Ferramentas como meio de pagamento e sistema de frete (que já calcula e entrega o preço do frete adequado) são essenciais para começar a vender”, opina Franklin Bravos.

Garantir uma boa experiência de venda ao consumidor, de forma prática e ágil, é um ponto que transforma a visibilidade de seu negócio.

 

  • Simplicidade Em Ações Promocionais

A criação de promoções e ofertas é de extrema importância para aumentar a taxa de vendas, aumentar o tíquete médio de compras, divulgação da marca da empresa e conquistar novos clientes. Uma das vantagens das plataformas é a facilidade na hora da elaboração e controle de programas de descontos e fidelização do cliente. 

“Algumas plataformas permitem a personalização desses programas de acordo com o perfil do consumidor e o histórico de vendas”. Diz Erika Lisboa.

 

INOVAÇÃO! APENAS COMECE.

As empresas que mais cresceram durante essa pandemia, foram aquelas que inovaram e se adaptaram as mudanças. Se você não tem informação do seu negócio, você provavelmente não tem gestão. Aproveite o momento e comece a inovar o seu negócio.

O Time AdaptWeb disponibiliza a você uma plataforma que te proporciona:

– Visão 360 do seu negócio;

– Relatório de pedidos;

– Visibilidade completa dos produtos;

– Módulo de fornecedores;

– Criação de ofertas e promoções;

– Entre outros.

Traga crescimento contínuo ao seu negócio através da Inteligência Comercial. Não sabe como começar? Venha tomar um café conosco e vamos conversar.

 

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