Sua empresa tem acompanhado seus resultados? E os mesmos são divulgados para a sua equipe? A utilização de KPI é um método de engajamento que muitas empresas já aderiram, mas de que maneira isso é feito em seu negócio?

Como eles estão sendo estabelecidos e divulgados? A gestão à vista é uma metodologia que se funda em definir de maneira clara onde a empresa quer chegar, qual caminho seguir e a divulgação dessa estratégia de forma ágil para os colaboradores.

Nesse blog iremos apresentar como a gestão à vista pode ser transformadora em seu negócio. Envolver o time na conquista de resultados, deixando claro quais são as metas a serem alcançadas e quais os resultados obtidos, pode ser muito melhor do que muitos gestores imaginam. Vamos lá?

 

O QUE É A GESTÃO À VISTA?

Gestão à vista é uma metodologia de gerenciamento empresarial em que indicadores de resultados/desempenho são representados em lugares que ficam visíveis para todos colaboradores, na maioria das vezes, em locais estratégicos da empresa. Desse modo, fica claro a todos sobre o desempenho da empresa em relação a determinada meta.

A transparência dos indicadores também auxilia no reconhecimento de gargalos do processo, os colaboradores irão saber exatamente quais os pontos que devem ser melhorados ou ajustados para seguirem a estratégia de forma plena. Essa metodologia é extremamente eficiente no gerenciamento dos setores, inclusive em equipes de vendas.

 

GESTÃO À VISTA: UM JOGO DE DARDO

O foco da gestão à vista é manter uma linha de feedback constante para que todos tenham acesso em tempo real aos processos. Podemos comparar com um jogo de dardo. Do mesmo modo em que o dardo é lançado para o alvo, os colaboradores devem ser guiados para o objetivo global da empresa.

Se jogar o dardo para qualquer lugar, ele cairá no chão. Por isso a importância de traçar estratégias e deixa-las visíveis ao time, eles saberão claramente qual são seus alvos, sem rodeios e distrações. E por isso é de suma importância as análises dos indicadores, afinal, como você indicará onde seu time tem que chegar se você não tem controle dos seus indicadores de desempenha? Concorda comigo que a mensuração de todos os processos é um pilar essencial nesse modelo de gestão?

 

VANTAGENS DA GESTÃO À VISTA

A competitividade do mercado gera um movimento de ritmo acelerado nas empresas que buscam grandes resultados. E para caminhar nessa frenética e exigente rotina, a gestão à vista está se tornando uma grande aliada dos gestores. Veja algumas das muitas vantagens de se adequar a gestão à vista.

 

PARTE DOS RESULTADOS DA EMPRESA

Seus colaboradores devem entender em qual ambiente eles estão e qual o motivo de estarem ali. Deste modo eles terão consciência da importância de suas ações e o quanto as mesmas influem nas metas da empresa. Sem dúvidas e desculpas: as metas e objetivos precisam estar visível para todos.

 

MENSURAÇÃO E ACOMPANHAMENTO

As metas estando à vista de todos é possível acompanhar o andamento e realizar os ajustes sempre que necessário. A cultura de melhoria contínua deixa de ser abstrata e começa a ser encarada como um jeito efetivo de obter os resultados esperados.

Acompanhar os processos em tempo real da visibilidade ao gestor das ações que cada colaborador está tomando para chegar aos seus resultados.

 

GANHO DE ENGAJAMENTO E PRODUTIVIDADE

Quando os colaboradores têm a autonomia necessária para atingir suas metas, os seus esforços serão cada vez maiores, isso aumenta de forma considerável seus esforços e seu engajamento. A meta se torna motivação, o que resulta em produtividade.

 

COMUNICAÇÃO INTERNA EFETIVA

Quando todos estão no mesmo barco, seus esforços são para chegarem ao mesmo porto. Quando a empresa se junta para chegar o objetivo global acontece uma troca de valores e conhecimentos significativos para a estratégia do negócio.

O gestor que identifica a dedicação dos colaboradores e respeita cada uma, estimula de modo recíproco a vontade de “vestir a camisa”. O trabalho em equipe e a colaboração instantânea são poderosas ferramentas nas mãos dos colaboradores.

 

FOCO NO OBJETIVO

Quando as informações são levadas aos colaboradores sem precisarem se desgastar ou precisarem perder tempo para saber o que tem que ser feito, os processos se tornam mais ágeis e com andamento de qualidade.

 

3 MANEIRAS DE COLOCAR A GESTÃO À VISTA EM PRÁTICA

 

KANBAN – Quadro de fluxo de trabalho

O método kanban utiliza etapas para mensurar o processo do início ao fim, a segmentação se dá na seguinte forma: “a fazer”, “em andamento” e “finalizadas”. Em alguns quadros de kanban pode haver mais colunas, com outros tipos de tarefas e atividades que a empresa realiza.

O kanban já está integrado em muitas empresas, graças a tecnologia esse modelo evita perdas de informações e permite que os processos se tornem mais ágeis através da utilização dos quadros de tarefas.

 

DASHBOARDS – Painéis de gestão

Dashboard ou painel de controle, é um painel onde os indicadores e informações da empresa ficam reunidos e são representados por tabelas ou gráficos digitais.

Através dessa metodologia se torna mais fácil acompanhar e mensurar tudo de todos os processos, muitas vezes as dashboards são utilizadas para medir o desempenho dos processos e os resultados referente aos objetivos da empresa.

Para que a gestão à vista seja efetiva, a dashboad precisa ser atualizada continuamente, para que as seguintes decisões sejam tomadas de forma assertivas e sempre visando o crescimento do negócio.

 

BALANCED SCORECARD (BSC) – Mapeamento de processos

Conhecido como Indicadores Balanceados de Desempenho, o BSC é uma metodologia que atinge a definição de um mapa estratégico, indicadores, metas, objetivos e planos de ação. O BSC se baseia em quatro pilares de perspectivas dentro do negócio:

– Financeira;

– De clientes;

– De processos internos;

– De aprendizado.

O planejamento e mapeamento dos processos torna as atividades mais práticas e ágeis, trazendo clareza na incorporação dos KPIs, integrando a gestão à ao negócio. Um dos benefícios do BSC é a apresentação ampla dos indicadores de desempenhos das diversas áreas da empresa.

 

“Os erros causados por dados inadequados são muito menores do que aqueles devido à falta total de dados.” 

CHARLES BABBAGE

 

A integração da gestão à vista no negócio não é mais uma escolha, e sim uma necessidade. O tempo muda a todo instante e os gestores que não se adequam as tecnologias oferecidas ficam para trás.

Como podemos ver, deixar informações determinantes visíveis para seus colaboradores é uma estratégia de excelência para o crescimento da sua empresa. Não sabe como colocar a gestão à vista em prática? Fale com a gente, nós podemos ajudar você a traçar estratégias eficientes.

 

 FALE COM UM CONSULTOR 

Tenha gestão ágil

Conheça o GRPRO

Sistema exclusivo baseado em gestão ágil que administra todos os setores da sua empresa de um só lugar.

Fique por dentro

Saiba o que acontece na adaptweb e no mundo da tecnologia

Confira nossas mídias

Comentários fechados

Não acaba por aqui
Materiais exclusivos
Agende já sua demonstração gratuitaNão perca mais tempo, tenha o GRPRO ativado em sua empresa com poucos passos!

 Envie-nos uma mensagem...

Somos movidos pela inovação Conte o que você está buscando e vamos começar essa jornada.

Não seja tímido! Envie-nos uma mensagem...

Agende já sua consultoria gratuita!Seja qual for o tamanho da sua empresa, nós temos a estratégia que irá elevar seu nível

Não perca essa chance! Envie-nos uma mensagem...