Acompanhar e mensurar os resultados alcançados é a melhor maneira de saber qual estratégia seguir para chegar ao objetivo global da empresa.

Para acontecer a mensuração de forma ativa, muitos negócios estão se adaptando aos indicadores de resultados, que garantem contínua análise de dados e desempenho, ampliando a visão do gestor para os pontos que irão beneficiar e trazer crescimento à empresa.

Não basta apenas ter uma boa equipe e definir metas, para se alcançar o resultado desejado é preciso saber de que modo todos esses insumos serão utilizados e manter o olho firme em todos os indicadores que apontam para onde o negócio está caminhando.

O indicador de resultado é o dedo no pulso, o conhecimento que garante a vida do negócio. Vamos conhecer um pouco mais.

 

O QUE SÃO OS INDICADORES DE RESULTADOS?

Os indicadores de resultados são empregados para verificar a eficácia das ações que são tomadas por determinada empresa, a fim de alcançar seus objetivos e metas que são propostos no planejamento estratégico.

Sua função é mostrar ao longo do tempo, como a empresa está evoluindo dentro do processo de buscas por essas metas, guiando e deixando mais claro qual o próximo passo que terá que ser dado pela empresa.

 

POR QUE É IMPORTANTE GERIR OS INDICADORES DO SEU NEGÓCIO?

Vamos dar a você um exemplo simples sobre a navegação: Quando as velas estão desajustadas tornam qualquer vento desfavorável, permitindo que o barco navegue sem rumo, levando-o para qualquer lugar. Se você não sabe qual seu destino, é provável que se perca e não chegue ao local desejado.

Em seu negócio não deixa de ser diferente, ao deixar de gerir os indicadores de resultados de seu negócio, você perde a capacidade de ir além, não inova seus processos, não segue estratégia de impacto e crescimento. Deste modo, chegar ao objetivo final se torna algo difícil, e em alguns casos, impossível.

Quando se tem um mapa que te guia em sua estratégia o caminho se torna cada vez mais ágil e prazeroso. Ao contar com informações que são geradas através de análises baseadas nos resultados obtidos, o gestor constrói uma visão ampla e sistêmica da organização, o que dá mais confiança para tomar decisões importantes e cada vez mais assertivas. Por isso os indicadores de resultados se faz essencial para viabilizar o crescimento orgânico de um negócio.

 

QUAIS OS BENEFÍCIOS DOS INDICADORES DE RESULTADOS EM UMA EMPRESA?

E para exemplificar listamos aqui alguns dos muitos benefícios gerados aos gestores que contaram com os indicadores de resultados e impactaram seu negócio de maneira incalculável. Vamos ver quais são?

– Comparar informações e traçar estratégias eficazes, que farão de você autoridade no seu mercado de atuação;

– Obter informações que o levará a conhecer cada vez mais seu público, aumentando sua taxa de clientes;

– Medir variáveis e resultados das informações obtidas para ampliar sua visão em como aumentar crescimento e lucro a empresa;

– Analisar as estratégias e como elas estão sendo seguidas para verificar se seu efeito está sendo positivo ou tem a necessidade de mudança;

– Tomar decisões certeiras sobre novos interesses de seu negócio, deixando você seguro de como agir e o quanto de forças apostar. Os indicadores de resultados garantem que ao dar esse novo passo, você não se depare com empecilhos que irão te surpreender negativamente.

 

QUAIS OS TIPOS DE INDICADORES?

Ao estabelecer os objetivos da empresa, o próximo passo é realizar a análise desse processo, mensurando sua eficácia e acompanhando sua evolução. E para auxiliar nesse processo, existem diferentes modelos de indicadores, confira alguns deles:

– Indicador de produtividade: Determinado quais os recursos são utilizados por uma empresa para a produção de um produto ou prestação de serviço, esse indicador verifica o rendimento e a eficácia dos processos. Por exemplo: quanto tempo demora para finalização de tal projeto; quanto tempo se leva para realizar específicas tarefas, entre outros. Através do indicador de produtividade, o gestor tem visão total da produtividade de seus colaboradores e do tempo de início e fim de seus projetos.

– Indicador de qualidade: Os indicadores de qualidade determinam a relação entre o que foi realizado/produzido, auxiliando na verificação de erros durante o processo e permite a correção dos mesmos para que tudo ocorra com excelência.

– Indicador de capacidade: Esse indicador mensura o tempo de produção em comparação com a quantidade de produtos, isto é, a relação entre o nível de produção e o tempo gasto.

– Indicador de turnover (rotatividade): O turnover avalia o grau de rotatividade dos colaboradores de uma empresa, esse indicador ajuda a entender o clima da organização e a satisfação dos membros da equipe.

– Indicador de conversão de leads: Conhecer o rol de quantos prospecters se tornam clientes, mostra em qual dos seus nichos de divulgação está tendo mais conversão e como você pode melhor sua estratégia na captura de clientes. Manter um funil de vendas ativo em sua gestão também é de grande importância, saber as preferências de seus leads só trará a você mais expertise na hora da abordagem;

– Indicador financeiro: O indicador financeiro é um dos mais escolhidos entre os gestores, através dele têm se a relação destrinchada de tudo o que envolve o capital da empresa. Veja alguns dos relatórios que o indicador financeiro propõe a empresa:

– Balanço mensal detalhado;

– Extrato bancário;

– Demonstrativo de receitas;

– Relatório de contas a receber;

– Relação de inadimplentes;

– Demonstrativo de despesas;

– Processo de cobrança automatizada;

– Visualização do extrato bancário;

– Planos de contas;

– Relatório comparativo.

– Entre muitos outros relatórios.

Diante a muitos indicadores de desempenho, é necessário buscar uma consultoria ou profissionais especializados no assunto, para guiar qual os indicadores que irão trazer performance e crescimento para seu negócio.

 

COMO MONITORAR UM INDICADOR DE DESEMPENHO EM SUA EMPRESA?

Como vimos, são muitas as opções de indicadores de resultados que um gestor pode avaliar na sua empresa. Mas para selecionar indicadores que sejam certeiros em seu negócio, elaboramos algumas dicas que irão te auxiliar nesse processo de escolha em sua estratégia.

– Reuniões constantes e breves: Vale lembrar que todas as ações de um plano são hipóteses que precisam se provar eficazes. Para isso, o monitoramento constante é indispensável. Rápidas reuniões de dez minutos com frequência, junto de seus colaboradores e aos líderes setoriais, para que você fique a par de todas as ações é um passo importante para o crescimento de seu negócio;

– Análise de dados: Nessas reuniões, você tem a análise de todos os dados de sua empresa que como eles estão fluindo e se portando. Você terá conhecimento das ações que estão sendo eficazes e positivas para seu negócio. E, se não estiverem, você poderá constatar o que está sendo empecilho para o andamento do processo, dando início a novas ações que fazem sua empresa andar. Esse processo acontece graças a análise dos dados que são feitas nas breves reuniões.

– Impacto pós decisão: Saber quais os resultados que a tomada de uma decisão trará ao seu negócio é de suma importância para sua gestão, calcular qual seu custo e seu retorno, analisar como adaptar essa decisão a sua estratégia e o que isso mudará no interno da empresa é o que fará da sua gestão, uma administração que analisa os fatos, tem certeza do que quer e atrai o crescimento constante ao negócio. A partir daí reuniões espaçadas servem para oferecer um retrato mais abrangente da gestão de resultados: de dias em dias, por exemplo, você pode avaliar o andamento do plano de ação. Mensalmente, você pode ter reuniões de resultados e, trimestralmente, você fecha os resultados obtidos.

Para entender melhor sobre esse processo de feedbacks constante, abaixo um link sobre a metodologia OKR, as três letras que tem impactado gestões e acelerado negócios em ritmo de startup.

OKR: Descubra esse fundamento que tem gerado um valor incalculável as empresas

 

William Edwards Deming dizia: “Sem dados você é apenas mais uma pessoa com uma opinião”. E a partir dessa frase nota-se que é essencial, toda e qualquer empresa, manter métodos ativos que medem e analisam sucessos e falhas das estratégias que estão sendo seguidas.

Determinar indicadores em sua gestão é avaliar com precisão o desempenho de seus processos, deixá-los cada vez mais eficientes e gerar uma estratégia sem achismos, tendo como consequência resultados cada vez melhores.

Na era digital, considerada a terceira revolução industrial, o foco é a experiência do consumidor. Por isso, estar ciente do seu querer e do que está acontecendo ao redor é essencial, e para isso a INOVAÇÃO torna-se uma grande aliada.

 

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– Gestão através do OKR;

– Dashboards que mostram o desempenho do colaborador e do setor;

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– Módulo de e-mail MKT com contagem de visualizações dos e-mails enviados em lote;

– Módulo Financeiro que permite a mensuração de todos os dados que movimentam o capital da empresa;

– Entre muitas outras soluções;

 

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