Como já dizia o norte-amaricano William Edwards Deming: “O que não pode ser medido, não pode ser gerenciado”. Essa frase é uma espécie de mantra para a estratégia de mensuração de resultados ou gestão por dados.

Mensurar é coletar, organizar e analisar dados, estratégia que tem feito empresas e setores tomarem decisões mais assertivas. Porém, com tantas informações dadas ao mesmo tempo e inúmeras situações para serem estudadas, é comum não saber por onde começar a pensar que só empresas sólidas no mercado conseguem investir neste trabalho.

Pensando no seu crescimento e em estratégias eficientes, criamos esse post para que além de entender tudo sobre mensuração de resultados e gestão baseada em dados, você também possa realizar na prática e sentir os benefícios surgindo. Vamos lá?

POR QUE A MENSURAÇÃO DE RESULTADOS É EFICIENTE PARA MINHA EMPRESA?

Como você identifica se os processos que estão sendo realizados HOJE na sua empresa estão trazendo os resultados que espera? Você sabe o total de recursos investidos e onde eles estão sendo depositados? As respostas para tais questionamentos não podem se basear em achismos, por isso a mensuração de resultados é tão importante para sua empresa.

A implementação da cultura de resultados também gera comportamentos positivos nos times. Isso acontece porque quando os colaboradores sentem que também fazem parte das conquistas das empresas, o que aumenta a confiança dos mesmos em relação a sua empresa.

Um dos maiores problemas enfrentados pelas empresas hoje em relação aos colaboradores é a falta de confiança no ambiente do trabalho.

“Segundo uma pesquisa realizada pela American Psychological Association revela que um quarto dos trabalhadores do país não confia em seus empregadores. O estudo foi realizado com 1.562 profissionais. E mais: somente metade deste contingente acredita que seus chefes são abertos e francos.” FONTE: Runrunit

A falta de confiança está relacionada com a falta de transparência organizacional, consequência da falta de mensuração empresarial. Veja alguns motivos para você iniciar a mensuração de resultados na sua empresa imediatamente.

MENSURAÇÃO DE RESULTADOS PODE TE GARANTIR UMA BOA LIDERANÇA

Quando os colaboradores têm acesso a informações importantes para suas tarefas, torna-se mais fácil engajá-los no objetivo global da empresa.

Assim concluímos que, colaboradores que veem suas responsabilidades para alcançar o sucesso da empresa, agem com mais engajamento e produtividade. Por este motivo, tornam-se “vigilantes” da cultura organizacional.

Deste modo, o gestor investe suas energias em processos eficientes.

RELAÇÕES ALINHADAS E RESULTANTES

Em 2014, a empresa norte-americana Career Builder mostrou que 37% dos 3.008 funcionários participantes estavam próximos a abandonar seus cargos devido a opiniões negativas relacionados aos seus chefes. Os colaboradores não se demitem de seus trabalhos, e sim de seus chefes.

Quando o assunto é construir sólidas relações no ambiente de trabalho, a confiança é o principal alicerce específica.

COMO INICIAR O PROCESSO DE MENSURAÇÃO NA MINHA EMPRESA?

Iniciar a cultura de resultados pode trazer uma grande mudança organizacional, e por isso, leva um certo tempo para essa estratégia estar totalmente alinhada aos seus processos. Mas para facilitar essa integração, você pode iniciar algumas atitudes hoje.

A primeira delas e adotar indicadores e métodos de desempenho para analisar a produtividade do time. Veja quatro etapas básicas para isso:

AUTOMATIZE PROCESSOS E PROJETOS

Para integrar a mensuração de resultados em prática é fundamental contar com ferramentas de gestão e coleta de dados. Tais plataformas organizam e centralizam as informações em um único lugar.

Desta forma, o time se concentra em organizar os dados, ver quais partes do processo devem ser melhoradas e quais devem continuar porque estão dando resultados.

Se sua empresa tem o objetivo de mensurar resultados dos processos e projetos, saber se sua equipe está engajada e produtiva, uma planilha não é a ferramenta ideal.

Se você realmente que escalar e obter resultados incalculáveis, conte com o GRPRO Infinite, a primeira plataforma de gestão 100% ágil do Brasil.

O GRPRO Infinite coleta dados, organiza e centraliza em dashboard dinâmicas e customizáveis, sem perder a segurança em nuvem para o gestor e colaborador.

DEFINIR MÉTRICAS

As métricas serão as principais aliadas na jornada de mensuração de resultados. É a partir de KPIs (Key Performance Indicator ou indicadores-chave de desempenho) que você consegue medir se as ações estão gerando um desempenho resultante ou não.

Por isso, o primeiro passo é mapear quais ações do seu processo de trabalho e então enriquecer essa visão com objetivos que podem esboçar um panorama completo.

Exemplo: Se o setor fiscal só mede quantos estabelecimentos são vistoriados por dia, ele não tem uma visão da gestão de produtividade dos funcionários.

O setor está deixando de lado o tempo investido em cada fiscalização, a quantidade de estabelecimentos dentro das normas, os que não estavam e quais executaram as mudanças necessárias.

Por isso, não basta ter métricas para mensurar resultados, é preciso planear um conjunto de dados que geram uma visão 360 do processo.

TENHA RELATÓRIOS DE FÁCIL ACESSO

O gestor tem dois papéis essenciais na empresa: Garantir uma execução de atividades eficientes e deixas a vista as metas dos setores/colaboradores. Contar com ideias de quem “da acara a tapa” pelo processo melhora a autogestão e gera o sentimento de pertencimento.

Além disso, a informação fica centralizada e organizada para que futuros colaboradores a acessem ou mesmo para você encontrar facilmente um dado específico sem precisar gerar filtros cada vez que quiser fazer uma consulta.

CRIE ACOMPANHAMENTOS PERIÓDICOS

A quarta etapa só funciona quando a empresa já colocou em prática as fases anteriores, mas, ao mesmo tempo, sem o acompanhamento regular, o esforço de mensuração de resultados não tem sentido.

Neste sentido, é ideal que gestores e líderes tenham como objetivo analisar os dados gerados em determinado período. E logo compartilhar com a equipe explicando como cada resultado impacta no trabalho da empresa.

Outra vantagem do acompanhamento para a gestão é o levantamento de dados de eficiência dos colaboradores. Aqui estamos falando da produtividade em fazer e entregar tarefas.

Por exemplo, se você for da área de vendas e uma das métricas de vendas acompanhadas for relacionada à atração de leads, avaliar o desempenho dos contatos por determinado colaborador pode te ajudar a dar melhores feedbacks.

COMO FAZER A MENSURAÇÃO DE RESULTADOS NA PRÁTICA

A AdaptWeb tem a expertise necessária para que você comece a escalar através da mensuração de resultados. Com o GRPRO Infinite você consegue mensurar, monitorar, centralizar e engajar seus colaboradores a entregarem mais em menos tempo de forma simples e dinâmica.

Só que tem o GRPRO Infinite sabe como é escalar de forma ágil. Você quer saber como chegar aos seus resultados de forma organizada? Fale com nosso time, agende uma consultoria gratuita e descubra os diversos benefícios de ser ágil.

Não fique para trás, fale com a AdaptWeb.

Tenha gestão ágil

Conheça o GRPRO

Sistema exclusivo baseado em gestão ágil que administra todos os setores da sua empresa de um só lugar.

Fique por dentro

Saiba o que acontece na adaptweb e no mundo da tecnologia

Confira nossas mídias

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Materiais exclusivos
Agende já sua demonstração gratuitaNão perca mais tempo, tenha o GRPRO ativado em sua empresa com poucos passos!

 Envie-nos uma mensagem...

Somos movidos pela inovação Conte o que você está buscando e vamos começar essa jornada.

Não seja tímido! Envie-nos uma mensagem...

Agende já sua consultoria gratuita!Seja qual for o tamanho da sua empresa, nós temos a estratégia que irá elevar seu nível

Não perca essa chance! Envie-nos uma mensagem...