Quem está em busca de ter mais relevância na internet tem que prestar atenção às estratégias de SEO para leads.

As páginas que aparecem nos primeiros lugares dos resultados do Google não estão lá por acaso. Elas são identificadas pelos algoritmos do site como mais relevantes de acordo com uma série de fatores, como:

  • Originalidade do conteúdo;
  • Tempo médio de navegação dos usuários;
  • Velocidade de carregamento da página;
  • Uso de palavras-chaves e meta-descrição adequadas.

Por consequência, o SEO é uma ferramenta essencial para conseguir formar uma boa audiência na web.

Aqui você vai encontrar as informações básicas sobre SEO, as métricas que podem ser usadas, as principais estratégias de marketing digital relacionadas à atração de leads e as vantagens dessa prática.

O que é SEO?

A sigla SEO quer dizer Search Engine Optimization. Em português, otimização para motores de busca.

Trata-se de um conjunto de práticas que servem para aumentar a relevância de um site nas plataformas de busca.

De acordo com informações reunidas por empresas atuantes no segmento de marketing digital, os três primeiros links dos resultados do Google recebem 30% do total de cliques. Além disso, menos de 1% dos usuários chegam à segunda página.

Esses dados revelam que o comportamento das pessoas que usam o Google é baseado na rapidez e na praticidade, bem como a ferramenta considera a satisfação desses usuários para categorizar as páginas.

Deste modo, para reunir muitos alunos para um curso de photoshop em belo horizonte, o link para a inscrição, ou os conteúdos da empresa responsável pelo treinamento, precisa aparecer entre os primeiros resultados para atrair os internautas e ganhar sua confiança.

Por isso as regras de SEO são tão importantes. Nesse contexto, o primeiro passo para aplicá-las é escolher quais serão as métricas utilizadas para conhecer o comportamento dos seus visitantes e os objetivos do empreendimento. 

Conheça as principais métricas que podem ser utilizadas nos tópicos a seguir.

  1. Número total de pedidos

Vamos imaginar que uma empresa de bobina plástica esteja passando por um período de baixa nas vendas.

Nessa hora é pertinente analisar quais eram os produtos mais vendidos na mesma época do ano anterior.

Assim, a empresa pode identificar se houve queda no rankeamento e trabalhar para otimizar os produtos.

  1. Ticket médio

O ticket médio é o valor médio que cada visitante costuma gastar fazendo compras no seu site.

A estratégia típica para aumentar esse valor é associar uma compra a outros produtos semelhantes em abas como “compre também”.

  1. Taxa de conversão

Essa taxa indica a proporção de pessoas que realizaram uma compra em relação ao número de pessoas que visitaram o site.

A taxa de conversão pode ser melhorada com investimentos na navegabilidade da página. 

Afinal, se a assistencia tecnica aquecedor a gas Komeco possui um site atrativo e fácil de navegar, os visitantes ficam mais propensos a contratar o serviço.

Como atrair leads?

As métricas que listamos acima tem pelo menos um ponto em comum: basear a criação de estratégias para atrair leads.

Os leads são as pessoas que chegam até seu site, navegam por ele e passam informações de contato, como nome ou e-mail.

Elas ainda não se tornaram clientes, mas estão perto de fazê-lo. O papel da empresa nesse contexto é incentivar que o processo se complete.

Existem diversas maneiras de atrair leads que, em geral, envolvem regras de SEO e estratégias de marketing digital. Continue lendo para conhecer algumas delas.

Marketing de conteúdo

Produzir conteúdo que tenha relevância e impacto reais no dia a dia dos consumidores é o elemento mais importante das estratégias de SEO.

O usuário tem que se sentir atraído pelo site da fabricante de camara fria cervejeira, ou qualquer outro segmento/produto que o negócio atue. Essa atração pode ser conseguida por meio de materiais instrutivos.

Em outras palavras, destaque os benefícios do produto, traga informações detalhadas sobre ele e busque agregar valor ao que você pretende vender.

Redes sociais

As marcas que tem um bom posicionamento nas redes sociais tem mais probabilidade de serem vistas.

O ideal é integrar as ações de marketing de conteúdo às mídias sociais da empresa. Assim, mais pessoas vão te encontrar e conferir o que você tem a oferecer.

Procure interagir de forma orgânica com seus seguidores. Identifique as dúvidas mais frequentes sobre licenciamento de carro em Florianópolis e responda a elas, seja diretamente pela rede social ou por um artigo.

Marketing por influência

Os influenciadores são personalidades extremamente populares na internet, seja em redes sociais ou em plataformas de áudio e vídeo.

Nas décadas passadas já era comum que marcas se associassem à imagem de artistas e personalidades conhecidas para agregar valor ao produto.

Hoje em dia o marketing por influência se tornou uma prática corriqueira e altamente vantajosa para as duas partes envolvidas e pode ser feita de forma cada vez mais nichada.

Desse modo, é possível até criar um storytelling mais efetivo para demonstrar como pode ser simples realizar o licenciamento ou mesmo o CRLV digital BA.

Esse tipo de marketing pode ser feito de duas formas: por mídia paga ou por mídia conquistada.

No formato de mídia paga o influenciador é pago para fazer publicidade para um produto ou serviço.

Nesse caso é importante que a pessoa tenha relação com a marca, já que a publicidade vai aparecer para um público específico.

No formato de mídia conquistada, os influenciadores digitais entram como parceiros, ou seja, eles promovem uma marca e em troca recebem visibilidade e outros benefícios não necessariamente financeiros.

Publicidade e marketplace

A publicidade virtual é baseada na programação de anúncios de acordo com o perfil do público-alvo.

Plataformas como Google Ads, Twitter Ads e Facebook Ads estão entre as ferramentas mais usadas para criar anúncios digitais.

Esses elementos também estão sujeitos às estratégias de SEO, já que o texto do anúncio tem que motivar as pessoas a clicarem nele.

Outra tecnologia muito explorada é o marketplace, áreas presentes em sites e redes sociais voltadas para a compra e venda de produtos.

Empresas de vários segmentos, desde piso autonivelante preço M2 até de venda de roupas, podem anunciar no marketplace.

Essa é uma estratégia muito recomendada para aumentar a visibilidade das empresas na web.

Quais são as vantagens da atração de leads?

Gerar leads é uma das características básicas de qualquer ação voltada para o marketing digital.

É o primeiro passo para construir uma clientela fiel que acompanha a marca ao longo do tempo e conquistar longevidade no mercado.

Acompanhe os tópicos que vem a seguir para conhecer as principais vantagens de investir nessa estratégia.

  1. Diminui o tempo de venda

As empresas que acompanham de perto a captação e o relacionamento com os leads reduzem o tempo padrão de venda.

Isso acontece graças à nutrição de cada lead com o marketing de conteúdo mais adequado ao seu perfil e estágio no funil de vendas.

Com isso, as pessoas tem mais informações a respeito dos produtos e serviços, o que faz com que elas fiquem mais preparadas para decidir fechar negócio em menos tempo.

Dessa forma, o tempo de venda cai e o lucro sobe com mais velocidade.

Ao trabalhar em múltiplas estratégias de geração de leads o sucesso continua garantido mesmo se houver diminuição de clientes fidelizados.

Citando um exemplo do dia a dia, a empresa responsável pelo emplacamento de veículos em Londrina vai conseguir manter um número constante de clientes ao apostar em ações voltadas para a geração de leads. 

  1. Traz mais sintonia

Se uma empresa deseja manter um número satisfatório de clientes é necessário cuidar continuamente da atração e da fidelização.

Tipicamente, a atração fica a cargo da equipe de marketing digital, enquanto a fidelização é responsabilidade da equipe de vendas.

Para conquistar resultados relevantes é preciso que as duas equipes tenham uma sintonia profunda. A comunicação clara e assertiva é a palavra-chave para o sucesso nesse contexto.

  1. Contribui para a identificação de novas oportunidades

O comportamento dos consumidores pode variar. Afinal, os interesses e as motivações mudam com o passar do tempo.

Por esse motivo as marcas tem de estar devidamente preparadas para situações desse tipo e se adequarem às mudanças do mercado.

É pertinente começar a explorar novos nichos para se manter em evidência. Se o público-alvo antigo está em transformação, transforme também a persona da marca.

O sucesso de um negócio está diretamente relacionado à capacidade de mudança e adaptação dos gestores em cenários adversos.

Conclusão

Você acabou de ler um material completo sobre as métricas de SEO para atração de leads.

Esse é um campo extremamente importante do marketing digital, composto por dados e informações cruciais para entender e satisfazer a base de clientes da melhor forma possível.

Quem acompanha as métricas de SEO de perto, otimiza conteúdos, trabalha as redes sociais e investe em estratégias arrojadas, como o marketing por influência e marketplace, vai se alçar a uma posição diferenciada no mercado.

Os benefícios da geração de leads também foram devidamente contemplados neste texto.

Resta a você usar essas informações para melhorar a abordagem dos clientes em potencial e realmente fazer a diferença na vida de cada um deles.

Reúna um time de profissionais qualificados, esteja aberto a novas ideias e trabalhe para trilhar o seu caminho de sucesso.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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