Uma boa nota no PageSpeed pode estabelecer alguns ajustes a serem feitos nos endereços, layout e até no servidor do site.

No entanto, visando os critérios do Google a ascensão de navegação pelo celular, pode-se dizer que o tempo de carregamento do site é um ponto essencial para obter os resultados no digital.

Como já diz o ditado “a primeira impressão é a que fica”. E quando se trata de navegação na web, a velocidade de carregamento dos sites, blogs e landing pages é a porta de entrada do usuário para sua empresa.

Essa exigência passou a chamar mais atenção após a popularização de buscas e compras realizadas por celulares e tablets, fazendo explodir o crescimento do tráfego mobile. Mas somente em 2018, quando o google oficializou a velocidade do site como um critério de rankeamento, que a maratona pelas notas verdes no PageSpeed começou.

Mas não se deixe enganar, o ponto essencial nessa história é a experiência do usuário: um deslize pode custar ao seu negócio muitas vendas perdidas.

POR QUE É IMPORTANTE TER UMA BOA NOTA NO PAGESPEED?

Ter uma boa nota no PageSpeed significa que o site apresenta os critérios do SEO (conjunto de estratégias para otimização do site). Isso porque, tal como o Mobile Friendly e o Mobile First, a velocidade de carregamento nos smartphones é um dos critérios mais comentados pelo próprio Google nos últimos anos.

E sem dúvidas, os benefícios são incontáveis. Um carregamento de página ágil contribui para a experiência do usuário, reduzindo as taxas de rejeição do seu site, aumentando o tempo de permanência, gerando maior tráfego e crescimento no número de leads em seu negócio.

No ano de 2012, segundo uma pesquisa da QuBit demonstrava que as vendas onlines perdiam cerca de 1.73 bilhões de libras (equivalentes a 10 bilhões de reais) por ano em vendas globais pela falta de otimização dos sites, landing pages e ecommerce. Se esse valor de perda já era grande em 2012 onde a maioria das buscas eram realizadas por computadores, imagine como as empresas podem estar perdendo agora já que 57% são realizadas via dispositivos móveis.

Outra pesquisa realizada pelo site da Walmart para examinar o impacto do tempo de carregamento de suas páginas mostra como a agilidade é importante durante o processo de conversão, veja:

Você como se inicia a jornada do consumidor em seu negócio? Se antes as compras eram limitadas a lojas físicas, residências e instituições, hoje isso ocorre a todo momento no mundo todo.

Fora as diversas plataformas digitais que facilitaram os pagamentos e transações online que contribuíram para que os consumidores se tornassem mais críticos sobre a qualidade e a segurança dos sites que acessam.

Com o olhar voltado para a impressão do consumidor, os sites lentos, páginas de checkout e pagamento com falhas de carregamento jamais despertarão a confiança que o usuário precisará para comprar da sua empresa. Não adianta seu serviço ser incrível ou absurdamente vantajoso para o consumidor, se seu site não estiver otimizado, ele não irá comprar.

COMO MELHORAR A VELOCIDADE DO MEU SITE?

Embora esse critério seja frequentemente cobrada pelos especialistas e representantes dos mecanismos de pesquisa, muitos sites acabam deixando a desejar quando o assunto é o tempo de carregamento das páginas.

Segundo um estudo realizado pela SEMrush mostrou que mais de 82% dos sites apresentam problemas de desempenho, entre esses metade enfretam problemas como arquivos minificados, baixa velocidade do servidor e páginas descomprimidas.

Não precisa surtar! A parte boa é que ainda da tempo de melhorar o desempenho do seu site, seja utilizando ferramentas de otimização ou realizando ajustes técnicos. Aqui listamos algumas dicas que irão ajudar o seu site a ter mais visitantes e conversões:

REDUZA O TAMANHO DAS PÁGINAS

De maneira geral, as imagens e vídeos são os itens que mais pesam as páginas. No entanto não devemos desconsiderar o tamanho total dos arquivos de JavaScript e CSS. Veja por partes:

– AJUSTE O TAMANHO DAS IMAGENS

É normal vermos sites que exibem imagens com um tamanho maior do que elas são apresentadas. Nem todos se preocupam com isso, e também há aqueles que optam por usar arquivos maiores para garantir uma boa resolução, o que é um erro.

Busque fazer o upload de imagens no seu servidor no tamanho que elas devem ser exibidas. Você pode compactar suas imagens com ferramentas gratuitas e intuitivas como o TinyPNG.

Assim, o carregamento da foto não irá afetar o restante dos elementos que estão em sue site.

– CARREGUE VÍDEOS EXTERNAMENTE

Se as imagens já pesam o seu site, já imaginou como ele ficaria com os vídeos? Por isso busque subir seu vídeo sempre antes no youtube e depois suba o link no seu site.

– MINIMIZE SEUS ARQUIVOS JAVASCRIPT E CSS

Esse é um dos problemas menos aparente e por isso é tão negligenciado, a mesma pesquisa da SEMrush revelou que 68% dos sites tem arquivos JavaScript e CSS não minificados. Como o próprio nome diz, esses códigos devem estar reduzidos ou simplificados, isso se dá quando linhas desnecessárias são removidas.

Esses códigos estão por trás de toda estrutura do seu site e, as vezes são descritos com excessos para facilitar futuras edições. Os mesmos podem ser alternados por plug-ins diversos. Para realizar essas alterações de códigos é importante que você consulte a equipe técnica que realizou a criação do seu site, não faça nenhuma modificação sem a instrução de um especialista.

MELHORE O DESEMPENHO DO SERVIDOR

Com seu crescimento no digital mudanças serão necessárias para manter o ritmo de crescimento acelerado, uma delas é seu plano de hospedagem. Muitas empresas optam pela hospedagem da empresa em que fez o seu site ou por servidores dedicados.

Um servidor dedicado é um computador exclusivo para o seu site e tudo o que tem nele, capaz de suportar grande número de visitas simultâneas, reduzindo a lentidão e quedas do sistema. Lojas virtuais que não se preparam para períodos de maior procura, como datas festivas, e costumam ser surpreendidas por esses problemas básicos.

No entanto, existe outros fatores que podem interferir no desempenho do servidor, como sistemas antigos, consultas ao banco de dados lenta, falhas locais no gerenciamento do mesmo ou limitações de memórias. Os empecilhos podem ser muitos e variados, por isso muitas empresas optam por hospedar o seu site com a empresa que fez tal criação, pois são elas as responsáveis por manter um bom desempenho do website na web.

Sendo assim, não deixe de acionar o suporte da sua empresa de hospedagem caso a lentidão do seu site persista e opte sempre por companhias renomadas e bem referenciadas por seus clientes ao contratar esse tipo de serviço.

O PAGE SPEED É A MINHA ÚNICA REFERÊNCIA?

Você deve ter visto em muitos sites mencionando números mínimos para sua avaliação no PageSpeed. Alguns dizem que o ideal é ter uma nota acima de 90, outros que é imprescindível atingir o 100, ao menos no desktop. Mas não se deixe levar por essas imposições, são muitas variáveis e nem sempre deve-se abrir mão de certos recursos, como pixels de monitoramento, conversão e rastreamento.

O google estipula que qualquer nota a partir de 90 é considerada ideal, entre 50 e 89 significa que o site precisa de alguns ajustes, e aqueles que estão abaixo de 50 sentem a necessidade de reparos críticos.

Mesmo com o PageSpeed tendo autoridade como gigante das buscas, essa ferramenta apresenta algumas limitações: a análise é realizada por meio de um servidor com localização desconhecida e os testes mobile tomam como parâmetro uma conexão 3G, mas segundo os dados da Anatel, no Brasil o 4G já é usado por metade dos usuários do país.

Deste modo, tome os resultados do PageSpeed como referência, mas não faça desses relatórios uma obsessão. Aqui colocamos outras opções de ferramentas que você pode estar comparando tais resultados, veja:

GTMETRIX

Com o GTmetrix você pode comparar o desempenho do seu site com as mídias do mercado em um ambiente totalmente gratuito.

PINGDOM

O pingdom é ideal para quem precisa de relatórios mais detalhados e estão dispostos a pagar por isso. As suas análises mostram dados de diferentes partes do mundo, e seu sistema envia alertas de quando algum problema é detectado.

STAGE

Para obter uma análise mais detalhada o Stage Analyzer é um avaliador de performance completo e estruturado para ajudar você a identificar respectivos erros e oportunidades para o crescimento do seu site.

A PERFORMANCE DO SEU SITE É O QUE VAI DEFINIR VOCÊ NO DIGITAL

Como você viu, a experiência do consumidor tem início quando ela entra no seu site e é exatamente por isso que a performance e agilidade do mesmo é extremamente necessária para que você possa crescer e lucrar cada vez mais.

Pensando nisso, o Time Adaptweb está liberando uma consultoria gratuita e exclusiva sobre técnicas de SEO que irão elevar o nível do seu site. Entre em contato, e descubra as estratégias que irão fazer você lucrar no digital.

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