O scrum é um método ágil que ajuda a performar e gerenciar projetos com foco no trabalho em equipe, com responsabilidades e atividades delegadas a cada colaborador para seguirem em direção a uma meta bem definida.

Esse método ágil auxilia as equipes a trabalharem juntas e aprenderem através de novas experiências. Elas podem se organizarem em quanto trabalham para resolver problemas e avaliarem seus ganhos sem precisarem contatar seus gestores. Assim, os mesmos visam melhorarem continuamente com base na sua experiência.

O QUE É O SCRUM?

O método SCRUM é a estrutura de gerenciamento usada em processos para que eles se tornem mais ágeis. Apesar de ser utilizada de forma frequente por equipes de tecnologia, as fases e princípios do scrum, não só podem como devem ser aplicados em qualquer trabalho de equipe, independente do tamanho ou nicho do negócio.

O método scrum é flexível e efetivo, podendo se adaptar e solucionar problemas que diversas equipes enfrentam. O scrum é utilizado para descrever um conjunto de reuniões, ferramentas e funções para cada colaborador da equipe fazendo com que os mesmos saibam e gerenciem sua função de forma efetiva.

QUAIS OS BENEFÍCIOS DO SCRUM?

Os projetos que adotaram o Scrum em seu processo de desenvolvimento identificaram os seguintes benefícios:

  • Melhor qualidade: o Scrum fornece a estrutura para feedback e discussão contínuos, garantindo que a qualidade seja a mais alta possível;
  • Tempo reduzido de entregas: foi comprovado que o Scrum agrega valor ao cliente final de 30 a 40% mais rápido que os métodos tradicionais.
  • Melhor dinâmica entre equipes: quando as equipes passam a assumir responsabilidades por projetos e produtos, elas podem gerar grandes resultados. As equipes colaboram e assumem a qualidade e desempenho do projeto por meio de participação e comunicação que vão sendo aprimoradas no decorrer do projeto.
  • Aumento do ROI: a diminuição do tempo para disponibilizar para o mercado algo é um dos principais motivos pelos quais os projetos Scrum têm um maior retorno por investimento. Como a receita e outros benefícios chegam mais cedo, o retorno obtido consequentemente será maior. Este é um dos princípios básicos para cálculo do VPL (valor presente líquido).
  • Colaboradores satisfeitos: O autogerenciamento proporcionado pelo Scrum resulta em maior poder de decisão aos membros da equipe. Decisões que normalmente eram tomadas por um gerente ou diretor, o que gerava em muitas vezes, insatisfação por parte dos funcionários que estavam atuando diretamente no projeto.

OS COMPONENTES DO SCRUM

Os passos que formam o scrum são simplificados, definidos em algumas diretrizes como: papéis, artefatos, regras e eventos. Mesmo com essa divisão cada parte tem extrema importância durante todo o desenvolvimento do projeto, sendo essencial manter todos seus passos para o sucesso do projeto.

Veja os principais componentes do scrum:

  • OS PAPEIS: Scrum Master, Product Owner e a Equipe de Desenvolvimento Scrum;
  • OS EVENTOS: planejamento, stand-up diário, revisão de sprint e retrospectiva de sprint;
  • OS ARTEFATOS: lista de pendências de sprint, lista de pendências do produto, gráfico de burndown, log, etc.

Quando a empresa resolve implementar o scrum em seus projetos, a primeira coisa que se deve ter em mente é que as funções e os papéis do scrum são diferentes dos atos tradicionais na execução dos processos.

Mesmo existindo apenas três papéis principais no Scrum, eles são utilizados popularmente nas divisões de hierarquias das empresas:

PRODUCT OWNER (DONO DO PRODUTO)

É o principal interessado do projeto, geralmente um cliente ou um colaborador que acompanha de perto os projetos mantendo um relacionamento contínuo com o cliente.

As principais responsabilidades do Product Owner, são:

  • Desenvolver a direção e estratégia para os produtos e serviços, incluindo metas de curto, médio e longo prazo;
  • Ter acesso e fornecer o conhecimento amplo sobre o produto ou serviço que está sendo trabalhado;
  • Compreender e repassar para a equipe de desenvolvimento as necessidades do projeto;
  • Reunir, priorizar e gerenciar os requisitos do produto ou serviço;
  • Trabalhar diariamente com a equipe de desenvolvimento para responder perguntas e tomar decisões;
  • Aceitar ou rejeitar os recursos concluídos relacionados aos Sprints;
  • Exibir as principais realizações da equipe de desenvolvimento ao final de cada Sprint;
  • Responsável pelo Backlog do Produto.

O papel do Product Owner requer uma visão focada no resultado. O Product Owner será a voz do cliente dentro do projeto e precisa traduzir suas necessidades para o Scrum Master e para a equipe de desenvolvimento.

SCRUM MASTER

O Scrum Master é o facilitador dentro do processo. Como o Scrum é um método que permite que uma equipe se auto-organize e faça alterações ligeiramento, dentro dos princípios da metodologia ágil, o Scrum master gerencia todo o processo de troca de

Deste modo o Scrum Master é responsável por:

  • Ajudar a remover barreiras e proteger a equipe Scrum de interferências externas;
  • Atuar como treinador, ajudando a equipe a seguir valores e práticas do Scrum;
  • Promover uma cooperação entre a equipe do Time Scrum com as partes interessadas no projeto;
  • Proteger a equipe das distrações da organização, mantendo-a com foco no projeto e produto final.

O TIME QUE TEM SCRUM NA PRÁTICA

O time que usa scrum é uma equipe multifuncional e auto gerenciável, que conta com as habilidades necessárias para desenvolver os respectivos projetos. Também se torna o time responsável por entregar os dados de cada Sprint e análise durante o projeto.

Algumas responsabilidades do Time Scrum:

  • As equipes devem ser auto gerenciáveis: Todos os colaboradores devem gerenciar seus esforços para concluir a tarefa que lhe foi dada. No Scrum, não há líder de equipe, sendo assim, todos devem estar comprometidos em realizar suas tarefas contribuindo para o sucesso da equipe. Se algum membro do time falha, todos falham na entrega ao final;
  • A equipe deve ser multifuncional: possuir todo o conhecimento e habilidades necessárias para a conclusão da atividade.

EVENTOS DO SCRUM

No conceito de Scrum, existem 5 eventos principais nos quais toda a equipe participa. A vantagem dessa estrutura de eventos é que ela é repetitiva, interativa e direta, com o objetivo de manter a equipe alinhada para produzir mais, melhor e em menos tempo. Conheça melhor as etapas do Scrum:

SPRINT

Sprint é um período de tempo no qual um trabalho específico definido previamente é concluído e vai para revisão. Geralmente levam em torno de 2 a 4 semanas, mas podem ser menores.

Nos processos tradicionais é definido uma data de entrega final para o projeto. E os sprints são encontros que se acontecem antes da data final. O Sprint é definido como objetivo e demais solicitações de atividades extras que inviabiliza alcançar essa meta será colocada no backlog e levada nos próximos sprints.

DAILY SCRUM

O scrum é uma breve reunião que “não pode” passar do tempo de 15 minutos. Nessa reunião, cada membro fala sobre seu progresso desde o último Daily Scrum, a atividade que está planejada antes do próximo encontro e qualquer barreira ou problema que possa impedir o progresso de sua tarefa.

Durante essa reunião os times costumam responder a três perguntas essências:

  • O que fiz ontem para ajudar a equipe a atingir a meta do sprint?
  • O que farei hoje para ajudar a equipe a alcançar a meta do sprint?
  • Estou vendo alguma barreira à frente que poderá interferir na conclusão de minha meta do sprint?

O SPRINT

Com a conclusão de cada Sprint é preciso fazer a revisão do mesmo. Essa é a chance que a equipe tem de mostrar as partes do trabalho realizado. A reunião da revisão de cada etapa não costuma demorar mais do que uma hora por semana. A revisão de cada Sprint inclui os seguintes elementos:

  • O Product Owner explica quais itens do Backlog do produto foram finalizados;
  • É revisado como o mercado ou o uso do potencial produto podem ter mudado após esse sprint;
  • A Equipe de Desenvolvimento discute o que ocorreu bem e quais problemas encontraram. E então, demonstram o trabalho que foi realizado durante o sprint;
  • A equipe Scrum e principais partes interessadas participam da reunião;
  • Todo o grupo contribui com sugestões de melhorias para o próximo sprint;
  • Também é revisada a linha do tempo, orçamentos, recursos e o mercado para o próximo sprint.

RETROSPECTIVA

Essa parte do scrum é onde toda equipe do projeto faz uma análise de si e de todo o projeto, revendo ganhos e perdoas durante todo o processo. A retrospectiva tem como objetivo definir melhorias para o próximo Sprint.

Essa é uma etapa que identifica empecilhos e define futuras otimizações e correções do processo.

SCRUM NA PRÁTICA: ESTEJA PRONTO PARA ESCALAR SEU NEGÓCIO

Agora você já sabe o que é scrum, o que acha de ver como esse método funciona na prática? Nosso time sabe como fazer você escalar de forma ágil integrando os métodos ágeis em seu negócio.

Conheça o GRPRO Infinite, a primeira plataforma 100% ágil do mercado que irá transformar a sua organização. Tenha uma cultura de crescimento exponencial, performe seus colaboradores e inicie sua escalada rumo ao crescimento. Tenha scrum na prática com o GRPRO.

Conheça mais sobre essa estratégia que está se tornando aliada de empresas de sucesso que estão crescendo em disparada.



Tenha gestão ágil

Conheça o GRPRO

Sistema exclusivo baseado em gestão ágil que administra todos os setores da sua empresa de um só lugar.

Fique por dentro

Saiba o que acontece na adaptweb e no mundo da tecnologia

Confira nossas mídias

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Materiais exclusivos
Agende já sua demonstração gratuitaNão perca mais tempo, tenha o GRPRO ativado em sua empresa com poucos passos!

 Envie-nos uma mensagem...

Somos movidos pela inovação Conte o que você está buscando e vamos começar essa jornada.

Não seja tímido! Envie-nos uma mensagem...

Agende já sua consultoria gratuita!Seja qual for o tamanho da sua empresa, nós temos a estratégia que irá elevar seu nível

Não perca essa chance! Envie-nos uma mensagem...