Você já se pegou pensando, em como as aplicações da internet são feitas? Ou já se imaginou construindo um aplicativo? Com o avanço da tecnologia, o mercado da inovação está cada dia mais aquecido. Por essa razão, surgiram muitas ferramentas que auxiliam no desenvolvimento de aplicativos, websites e sistemas, tudo para que o internauta tenha uma boa experiência na web.

Usar frameworks é algo que faz parte da vida da maioria dos desenvolvedores, em especial, para quem lida com grande número de projetos. Afinal, através dessas ferramentas os programadores podem reutilizar códigos e poupar tempo no processo de desenvolvimento. Vamos entender um pouco mais sobre frameworks?

 

O QUE É UM FRAMEWORK?

É um facilitador no desenvolvimento de diversas aplicações, sua utilização poupa tempo e custos para quem opera. O framework integra várias bibliotecas para criar uma base onde as aplicações serão construídas de modo otimizado.

 

UTILIZAÇÃO DOS FRAMEWORKS

Existem muitos tipos de frameworks e suas aplicações, listamos aqui os mais utilizados. Vamos saber quais são e como eles funcionam?

 

JAVASCRIPT

Conhecido como JS ou JavaScript, é uma linguagem de programação de alto nível. Desenvolvido por Brendan Eich, na década de 90. Sua intenção era facilitar processos dentro das páginas da web, fazendo com que as programações de animações e alertas, fossem mais simples.

Por volta de 1997, um ano depois da sua criação, a Microsoft aceitou essa linguagem em seu navegador, o que foi um grande passo para consolidação do uso do JavaScript como uma das principais linguagens de programação.

A programação do JavaScript proporciona ao desenvolvedor implementar vários itens de alto nível de complexidade nas páginas da web, como animações, gráficos, mapas e informações que se atualizam em intervalos de tempo, por exemplo. O javaScript, é a terceira camada no desenvolvimento web e front-end rente ao HTML, CSS e PHP.

CARACTERÍSICAS:

– Permite a criação de funcionalidades para sites que não são criados com HTML e CSS;

– Suporta funções sem requisições de declaração;

– Possibilita a criação de trechos de programa que respondem a eventos específicos, como um clique de um botão por exemplo;

– O código escrito em JavaScript é embutido no mesmo arquivo HTML, o desenvolvedor tem apenas que utilizar a tag <script> quando estiver escrevendo as linhas em JavaScript;

– Seu modelo de objetos tem base em protótipos.

 

ECMASCRIPT

Esse framework é a especificação usada para realizar a linguagem JavaScript. Conhecido também como ES6, é a primeira atualização que significou mudanças desde o ES5, que foi lançado em 2009. Os recursos do ES6 estão disponíveis em engines modernos de JavaScript. Considerado um “novo JavaScript”, o ES6 tem como objetivo trazer uma linguagem mais fácil para construção de aplicações complexas.

Tem como características solucionar os erros do javascript e manter a praticidade e a facilidade no desenvolvimento de bibliotecas de programação.

 

REACT JS

O React JS é essencial para criação de aplicações front-end em sistemas e plataformas web. Muito semelhante ao React Native, possui muitas características que fazem de si, uma excelente escolha no desenvolvimento de aplicações.

O React, hoje licenciado sobre a MIT, utiliza o JavaScript como principal linguagem no desenvolvimento. Esse framework possibilita à utilização de componentes para criação de interfaces, que garantem maior flexibilidade e reutilização dos códigos. Em conjunto com o React Native, o desenvolvedor consegue realizar aplicações mobile reuntilizando programações criadas com o react.

O React JS é uma das principais tecnologias usadas para desenvolvimento web no mundo. Diversas empresas fazem uso desse framework, como: Twitter; Medium; Airbnb.

 

REACT NATIVE

Criado pelo Facebook no ano de 2015, o React Native é um Framework utilizado para desenvolvimento de aplicativos móveis multiplataforma.

Fundado com base no React JS, esse framework possibiliza a criação de aplicações (Android e iOS) utilizando apenas o JavaScript. Diferente dos outros framworks com que tem esse mesmo intuito, todo código desenvolvido através do React Native, é convertido para a linguagem nativa do sistema operacional, tornando o aplicativo mais rápido e descomplicado.

CARACTERÍSTICAS:

– Dispõe base de conhecimento compartilhada junto do desenvolvimento mobile e front-end;

– Permite acesso a interface e aos recursos nativos do Android e iOS usando o JavaScript;

– No desenvolvimento da aplicação, pode utilizar qualquer sistema operacional: Windows, macOS ou Linux.

– Seu código tem semelhança ao React para web;

– Permite aplicação para Android e iOS com um único código.

 

NODE.JS

O Node.js é uma plataforma que faz do JavaScript uma sintaxe. Com ele é possível desenvolver grandes e pequenas aplicações, seu código é aberto e possui ampla comunidade. O Node Emprega o NPM como gerenciador de pacotes e bibliotecas, que por sua vez é o maior ecossistema de bibliotecas open source do mundo.

O Node pode ser trabalhado em qualquer tipo de aplicação, além de ter ótimo desempenho em aplicações de muita carga e usuários simultâneos. Seu uso vai de um pequeno website e se estende para aplicações em grandes sistemas ou lojas virtuais. O Paypal e o Wallmart fazem uso de sistemas construídos com o node.js.

 

DEVELOPERS ADAPTWEB

Para proporcionarmos as melhores aplicações web aos nossos clientes e buscadores, integramos esses frameworks ao nosso processo de desenvolvimento. Onde cada uma delas tem sua importância e utilização, seja na criação de uma página de espera até um aplicativo.

Criar sistemas, aplicativos e websites que se desenvolvem de maneira ágil e eficaz, facilitando a vida de negócios e pessoas, é a nossa missão.

 

Não deixe de pensar digital, fale com a Adaptweb 😀

QUERO AGENDAR UMA REUNIÃO

 

Tenha gestão ágil

Conheça o GRPRO

Sistema exclusivo baseado em gestão ágil que administra todos os setores da sua empresa de um só lugar.

Fique por dentro

Saiba o que acontece na adaptweb e no mundo da tecnologia

Confira nossas mídias

Comentários fechados

Não acaba por aqui
Materiais exclusivos
Agende já sua demonstração gratuitaNão perca mais tempo, tenha o GRPRO ativado em sua empresa com poucos passos!

 Envie-nos uma mensagem...

Somos movidos pela inovação Conte o que você está buscando e vamos começar essa jornada.

Não seja tímido! Envie-nos uma mensagem...

Agende já sua consultoria gratuita!Seja qual for o tamanho da sua empresa, nós temos a estratégia que irá elevar seu nível

Não perca essa chance! Envie-nos uma mensagem...