No post de hoje você irá entender tudo sobre centro de custo, como implementá-lo na sua empresa e quais são seus benefícios para sua expansão. Vamos lá?

Todo empreendedor brasileiro sabe que administrar um negócio em nosso país não é algo fácil, existem muitos desafios além de toda a burocracia de administrar uma empresa. Infelizmente, a falta de conhecimento por parte de muitos empreendedores sobre como gerenciar toda sua organização de forma correta acaba prejudicando seus processos e expansão.

No entanto, existem muitas técnicas e ferramentas que ajudam o gestor a passar por esses desafios fazendo sua empresa escalar e se destacar em um mercado expressamente concorrido e com consumidores cada vez mais exigentes. Uma das estratégias que ajudam o gestor liderar de forma plena é o centro de custo.

O QUE É E COMO FUNCIONA O CENTRO DE CUSTO?

Centro de custo é uma técnica que auxilia na divisão de diversos setores em uma determinada empresa, de maneira autônoma, para que todos tenham uma administração financeira própria, com despesas e receitas específicas de cada setor. A soma de todos os centros de custos de uma empresa, logo, representa todo o negócio.

O centro de custo além de servir para os setores da empresa, também pode representar um projeto/processo da organização, sempre focado em agrupar receitas e despesas relacionadas a apenas uma determinada parte da companhia, promovendo uma maior autonomia de cada setor da empresa quanto à geração de receitas e aplicação de recursos e despesas.

Se uma empresa cria um centro de custo para o departamento de recursos humanos, por exemplo, outro centro de custo para o setor de financeiro e marketing, outro para o setor comercial e assim sucessivamente. O gerenciamento é feito de forma fragmentada, facilitando a organização do fluxo financeiro, assim, se somados os centros de custos têm se o resultado das despesas e lucros totais da empresa em um determinado tempo.

QUAIS AS VANTAGENS DE REALIZAR GESTÃO COM CENTRO DE CUSTO?

  • OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO PRODUTIVO

Aplicando o método de centro de custo nos setores empresariais, o gestor tem mais facilidade e assertividade na tomada de decisões, além de definir um planejamento gerador de resultados para cada área de empresa, a partir da análise do funcionamento de cada uma delas.

  • NOÇÃO DE RESPONSABILIDADE

Todos os passarão a ter suas próprias responsabilidade, prezando pela saúde financeira do seu respectivo centro de custo, visando sempre seus resultados

  • MELHOR ANÁLISE DE RESULTADOS

O centro de custo gera números de melhor visualização e entendimento, acabando com os achismos e distinções sobre o que está sendo eficiente e o que está sendo ineficiente para que a empresa alcance os resultados. Com relatórios e dados, fica muito mais fácil analisar e detalhar o que está bom e o que precisa melhorar em cada área. 

  • AGILIDADE NO ALCANCE DE METAS

Com metas e objetivos traçados por setores, respeitando o potencial de cada, as metas da empresa acabam sendo alcançadas de forma plena. Com os centros de custo, as metas são definidas com base na estrutura de casa setor, evitando dadas metas inatingíveis e colaboradores desmotivados sem carga excessiva de trabalho.

POR QUE O CENTRO DE CUSTO É IMPORTANTE PARA A GESTÃO FINANCEIRA?


Ter um bom centro de custo proporciona uma saúde financeira sustentável para a empresa, já que há um controle eficiente sobre os setores e sobre tudo o que tem sido feito por cada um deles, resultando em criação de estratégias melhores e mais eficientes.

Todos esses fatores colaboram para o aumento de lucros e expansão da empresa em geral, visto que todos os setores terão conhecimento de seus objetivos e metas. Além de terem consciência de que seu papel na empresa é fundamental.

Com o centro de custo, os setores ganham mais autonomia, o que facilita a distribuição dos investimentos de acordo com a necessidade de cada, garantindo um controle de gastos mais eficientes.

Assim, concluímos que, o centro de custo gera um grande impacto positivo dentro da empresa, já que as decisões serão tomadas embasadas em relatórios, assim como o plano de ação será estruturado de acordo com uma base de dados sólida e coerente com cada setor.

COMO DEFINIR E IMPLEMENTAR O CENTRO DE CUSTO

O centro de custo é específico de cada empresa, podendo variar de acordo com a necessidade e estruturação de cada negócio. É necessário que o gestor saiba que independente do porte da empresa, seja ela pequena, média ou grande, o centro de custos poderá ser implementado a qualquer hora.

Caso sua empresa seja de porte pequeno, por exemplo, é interessante implementar os centros de custos em cada setor, tendo melhor análise da entrada e saída de dinheiro. Você pode, por exemplo, criar um centro de custo para a administração, outro para o setor comercial e um terceiro para o departamento de marketing e publicidade.

Com esta definição, basta atribuir as despesas em categorias e calcular os custos e lucros de cada setor. Deste modo, você terá uma visão certeira e baseada em dados dos gastos de cada setor e sobre o quanto ele contribui e pode contribuir, para a expansão do negócio.

Se você ainda não integrou o centro de custos em sua empresa, chegou o momento de pensar na possibilidade de usar esse método em favor do seu negócio. Não podemos negar que essa é uma estratégia que faz com que o gestor organize seu fluxo de trabalho fomentando o crescimento do negócio da melhor maneira.

COMO A TECNOLOGIA PODE AJUDAR VOCÊ A ESTRUTURAR O CENTRO DE CUSTO NA SUA EMPRESA

Para estruturar o centro de custo da melhor maneira em sua empresa, é ideal contar com ferramentas que armazenem toda e qualquer informação não só do seu sistema financeiro como de todos os outros setores.

Por isso apresentamos a você a primeira plataforma de gestão 100% ágil do mercado! Com o GRPRO Infinite você tem visão 360 de todos os seus setores, além de todas as informações financeiras centralizadas em relatórios dinâmicos e de fácil acesso.

Nada acontece do dia para noite, por isso, pare, pense e se planeje. Estruture a melhor estratégia de centro de custo para seu negócio e conte com o GRPRO Infinite para isso. Com o GRPRO você gerencia sua empresa através de métodos ágeis que performam seu time e fazem seu negócio escalar.

Gerencie seu negócio de forma simples, eficiente e dinâmica. Escale o seu negócio com GRPRO!

Tenha gestão ágil

Conheça o GRPRO

Sistema exclusivo baseado em gestão ágil que administra todos os setores da sua empresa de um só lugar.

Fique por dentro

Saiba o que acontece na adaptweb e no mundo da tecnologia

Confira nossas mídias

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não acaba por aqui
Materiais exclusivos
Agende já sua demonstração gratuitaNão perca mais tempo, tenha o GRPRO ativado em sua empresa com poucos passos!

 Envie-nos uma mensagem...

Somos movidos pela inovação Conte o que você está buscando e vamos começar essa jornada.

Não seja tímido! Envie-nos uma mensagem...

Agende já sua consultoria gratuita!Seja qual for o tamanho da sua empresa, nós temos a estratégia que irá elevar seu nível

Não perca essa chance! Envie-nos uma mensagem...