O modelo de trabalho híbrido é um modelo no qual se reveza na semana entre dias em home office e dias no escritório. Essa medida não é novidade, porém tem sido debatida cada vez mais no mundo corporativo depois da pandemia do Covid-19, visando a flexibilização do isolamento no mundo todo, muitos gestores se questionam qual a melhor forma para seguir daqui em diante.

Pesquisas mostram que essas perspectivas estavam erradas, muitos acabaram considerando o trabalho híbrido como o “Melhor dos dois mundos”, por sua rotina de trabalho ser adaptável, mantendo as boas práticas de trabalho remoto com mais engajamento e colhendo o melhor da cada para reuniões e feedbacks.

Atitudes assim beneficiam muito o negócio, são colocados a mesa pontos que devem ser melhorados e mantidos, tudo para o bem da empresa. A realidade híbrida fez com que gestores e colaboradores ampliassem sua visão para o crescimento do negócio. Nesse post vamos falar sobre as principais mudanças e benefícios com a nova realidade de times híbridos. Vamos lá?

 

O QUE É O MODELO DE TRABALHO HÍBRIDO?

Nesse modelo de trabalho, duas modalidades são divididas, criando um formato único. Não se faz necessário escolher atuar 100% home office ou presencial, é possível ter o equilíbrio de ambos.

Os negócios podem criar escalas, revezar equipes ou alternar os colaboradores para ter sempre equipes em home office e também colaboradores no escritório, veja um exemplo:

– Time 1: Primeira semana do mês – escritório;

– Time 2: Primeira semana do mês – home office.

 

– Time 1: Segunda semana do mês – home office;

– Time 2: Segunda semana do mês – escritório.

 

– Time 1: Terceira semana do mês – escritório;

– Time 2: Terceira semana do mês – home office.

 

– Time 1: Última semana do mês – home office;

– Time 2: Última semana do mês – escritório.

 

Algumas empresas optam por determinar alguns dias da semana para parte dos colaboradores praticarem o home office e outros dias presencialmente. O home office, mesmo diante da mudança inesperada para muitos negócios, foi aprovado e continua provando sua eficácia, se tornando um modelo economicamente viável e melhor, diante do cenário econômico atual.

Algumas empresas acabaram não se adequando da forma correta ao novo modelo de trabalho, e por isso tiveram alguns problemas como falhas na comunicação, gargalos nos processos por não terem os dados e informações centralizadas.

Esse desafio tem motivado as empresas a buscarem o equilíbrio entre as modalidades de trabalho, de modo que os colaboradores sem mantenham em segurança e que os processos sejam efetuados de forma efetiva.

Essa modelagem de trabalho não só pode se tornar, como já está sendo, um modelo de sucesso e de ganhos às empresas que tomam medidas necessárias para integração da realidade híbrida nos negócios.

 

COMO ESTÁ SENDO REALIDADE DE TIMES HÍBRIDOS NO BRASIL?

Os primeiros registros de isolamento social no Brasil ocorreram em março de 2020. Uma realidade difícil e desafiadora para todos, afinal, tudo era incerteza quando o assunto se tratava do futuro.

No meio corporativo, profissionais, empresas, líderes e gestores tiveram que agir de maneira ágil e eficiente, porquê independente da realidade, a “máquina” não pode parar de funcionar.

Deste modo, o home office foi a modelagem oficial de trabalho adotada pela maioria das empresas, e esse regime acabou se tornando tendência e quebrou as objeções de muitos gestores, fazendo com que os mesmos passassem a planejar estratégias sobre o modelo de trabalho híbrido.

Apesar dos desafios de produtividade e segurança, muitos gestores perceberam que o trabalho remoto pode ser muito eficaz. Inclusive, há casos em que os colaboradores se tornam mais produtivos exercendo sua função fora de um escritório central.

De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa Robert Half, 62% dos gestores disseram que a expectativa sobre o alcance e produtividade que os colaboradores  teriam, mudou positivamente durante o período pandêmico. Veja quais foram os principais motivos:

VISÃO DAS EMPRESAS EM RELAÇÃO AO TRABALHO HÍBRIDO

– A continuidade de 80% dos negócios foi garantida;

– 79% da produtividade dos colaboradores se mantiveram;

– As reuniões virtuais foram eficazes em 78% dos processos;

– A comunicação se manteve efetiva em 69% dos processos;

– O atendimento ao cliente se manteve eficiente em 63%;

A implantação de sistemas de gestão nas empresas aumentou a margem de lucros e organização, sendo efetiva em 79% dos casos.

Os colaboradores também se beneficiam nessa realidade híbrida, outra pesquisa realizada recentemente da Robert Half, manifesta que o trabalho híbrido está sendo bem recebido por muitos, se não todos, colaboradores. 86% disseram que gostariam de alternar seu local de trabalho com mais frequência. Entenda o porquê:

VISÃO DOS COLABORADORES EM RELAÇÃO AO TRABALHO HÍBRIDO

– Os colaboradores tiveram um aumento em 81% de economia de tempo, dinheiro, comida e outro custos;

– 41% das pessoas tiveram aumento de produtividade e concentração em casa;

– 22%. Preferem o espaço de trabalho que dispõem em casa.

 

COMO GERENCIAR UMA EQUIPE HÍBRIDA DE MANEIRA EFICIENTE E QUE DÊ RESULTADOS?

Para adaptar seu negócio para a nova realidade, veja dicas que irão manter sua equipe híbrida produtiva e eficiente, sem gargalos de comunicação e erros no processo.

1 – Mantenha sua equipe sempre atualizada:

Uma das maiores preocupações dos gestores com relação a uma equipe híbrida é a perda que pode haver de informações importantes. Deste modo, um meio de comunicação que evite conversas paralelas é essencial, bate papos de sistemas tem sido uma das opções mais escolhidas por gestores para centralizar as informações em um único lugar. Outra opção são as reuniões de feedbacks constantes, dessa forma, as pessoas que estão em home office e as que estão no escritório, terão conhecimento total das informações dos processos, se mantendo sempre atualizadas.

2 – Análise comportamental

A falta de relacionamento físico pode fazer com que alguns colaboradores se sintam exclusos dos projetos, e com isso, podem acabar perdendo sua produtividade. Tenha cautela e observe se todos estão cumprindo os prazos definidos, com uma comunicação eficiente e mostrando seu engajamento.

Com qualquer comportamento fora do habitual, busque entender o que está ocorrente e como é possível melhorar esse fato.

3 – Busque tecnologias que sejam benéficas para o negócio

Você pode não ter se adequado à uma tecnologia que auxilia na gestão de qualquer empresa, e se você ainda não fez isso, pare de perder tempo!

É importante atualizar-se com as novas ferramentas que tem facilitado processos e a comunicação (tanto externa quanto interna), reduzido falhas no processo, aumentado a lucratividade e principalmente, gerando valor para os clientes. Leve em consideração, informações sobre metodologias e estratégias que podem ser aplicadas nos setores e processos de sua empresa.

4 – Comunicação

Se a comunicação é fundamental quando todos os colaboradores estão em um mesmo lugar, quando estão divididos ela se torna um pilar para empresa, a comunicação efetiva é o que faz de uma empresa, um grande sucesso. Em alguns casos, faz se necessário manter contato com mais constância do que os colaboradores estão acostumados.

Estabeleça e respeite os limites, por exemplo, chamadas de vídeos devem ter horários para iniciar e encerrar, reuniões de feedbacks com tempo contado, e quando viável, realizar reuniões presenciais para alinhamento de metas e estratégias. Manter uma comunicação efetiva e organizada faz com que a empresa caminhe rumo ao seu crescimento, sem falhas e interrupções.

 

QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DO TRABALHO HÍBRIDO?

Sem dúvidas, os benefícios que são oferecidos pelo modelo de trabalho híbrido tanto para empresa, quanto para os colaboradores. Listamos alguns deles, veja:

Benefícios para os colaboradores:

– Flexibilidade;

– Comodidade;

– Liberdade.

 

Benefícios para as empresas:

– Redução de turnover;

– Redução de custos;

– Melhoria na produtividade.

Ambas as partes têm ganhos importantes. E para que o modelo híbrido seja eficiente, é necessária uma estratégia que efetue essa estrutura de tal maneira.

 

INOVAÇÃO E O TRABALHO HÍBRIDO

A pandemia do covid-19 foi um marco no mundo corporativo. Com o mundo afetado, o isolamento social se tornou uma ordem a ser seguida. Empresas do mundo todo, de vários eixos e segmentos, foram obrigadas a se reinventarem e inovarem seu modelo de gestão de equipes.

A pandemia acelerou um modelo de trabalho que já estava nos planos de alguns gestores, mas que ainda não era tão visível no Brasil. Hoje, o trabalho híbrido e o home office são pilares nas empresas e entrevistas de emprego. Por isso é de suma importância buscar meios de se adaptar à nova realidade de mercado que é pedido, para manter não só os resultados da empresa, mas o engajamento e a motivação do time!

Se adaptar a inovação não é mais uma questão de escolha, e sim um caminho a seguir para que seu negócio não fique para trás. Deseja se beneficiar com o modelo de trabalho híbrido, mas não sabe como começar? Fale com a gente, iremos fazer o possível para que você alcance o sucesso da sua empresa.

 

Não deixe de pensar digital, fale com a Adaptweb 🙂

 

FALAR COM UM ESPECIALISTA

 

 

O TIME ADAPTWEB DISPONIBILIZA A VOCÊ SOLUÇÕES QUE AGREGAM VALOR AO SEU NEGÓCIO:

– Gestão através do OKR;

– Dashboards que mostram o desempenho do colaborador e do setor;

– Projetos com barras do progresso em tempo real;

– Módulo de e-mail MKT com contagem de visualizações dos e-mails enviados em lote;

– Entre muitas outras soluções.

Tenha gestão ágil

Conheça o GRPRO

Sistema exclusivo baseado em gestão ágil que administra todos os setores da sua empresa de um só lugar.

Fique por dentro

Saiba o que acontece na adaptweb e no mundo da tecnologia

Confira nossas mídias

Comentários fechados

Não acaba por aqui
Materiais exclusivos
Agende já sua demonstração gratuitaNão perca mais tempo, tenha o GRPRO ativado em sua empresa com poucos passos!

 Envie-nos uma mensagem...

Somos movidos pela inovação Conte o que você está buscando e vamos começar essa jornada.

Não seja tímido! Envie-nos uma mensagem...

Agende já sua consultoria gratuita!Seja qual for o tamanho da sua empresa, nós temos a estratégia que irá elevar seu nível

Não perca essa chance! Envie-nos uma mensagem...